Observatório Psicanalítico – OP  337/2022 

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo 

Brocháveis

Celso Gutfreind (SBPdePA) 

Brochar é um dos atos mais humanos, senão o maior, ao revelar a humanidade à beira de uma situação-limite da sua existência. Onde há um não, um quase, um fica para a próxima tentativa. E tentar é tudo o que podemos. Brochar revela a verdade de que somos frágeis, falíveis, desejosos e capazes do nosso máximo encontro, caso não tivéssemos brochado. Mas brochamos e, se brochamos, faz parte. Se nos dispomos a olhar o que houve – ou não houve -, encontramos a parte mais verdadeira do que podemos querer. Já, quando não brochamos, alcançamos o todo a que, às vezes, temos direito. E devemos cuidar, durante a sua efemeridade. Tudo é efêmero, inclusive a potência, essa metáfora da vida.

Não brochar é bravata concreta de fanáticos ou atores pornográficos, é adentrar a arrogância e a penúria. Brochar traz, paradoxalmente, um clima de erotismo, já que, no fundo, estamos na corda bamba, essa é a verdade da onipotência que o ignora, como se a vida não fosse à beira da morte, e não houvesse um fim. Vejamos os atletas, os maiores deles. Um Neymar, um Messi, um Nadal. Perdem. Brocham. Até Pelé. São humanos, cessadas as galácticas performances dos seus melhores dias. E, mais do que ninguém, goleiros sabem brochar: pintos encolhidos, engolem frangos. Depois, levantam. É do jogo, quando é digno, honesto, capaz de reconhecer adversários e disputar com eles, sem destruí-los. Tem símbolo, é mais luta livre (como era) do que MMA, como é. 

Para Vinícius de Moraes, um antigo, só a zona sul brochava, mas, poeta ainda, alcançava o sentido figurado. Na verdade, brocha-se ao norte, a leste, a oeste, a rosa dos ventos é brochável, em todas as direções. Até mesmo Aquiles brochava, pelo calcanhar, Deus-homem, mulher, humano. Nós perdemos, nós perdemos sempre – disse outro poeta das antigas. Na psicanálise e fora dela, saber perder pode ser o ganho maior.

Há um novo sentido figurado nisso, o que falta aos imbrocháveis. Esses, além de não brocharem, não abstraem e, a rigor, jamais reconhecem a existência do outro. Infelizmente, estão por aí – por aqui -, entre a violência, a barbárie, a arrogância. Não aceitam a verdade, que, às vezes, brocha. Eles, nunca, porque mentem. Sempre.

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores) 

Categoria: Política e Sociedade

Palavras- chaves: Crônica, Literatura, Psicanálise, Machismo, Violência.

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid01KoA9Q6hMiEdo47AFACMyPiHeYA2QVggAwyeSN8r9BMtY9hEUHZpsHkZmn8KQwZel&id=252098498261587&mibextid=z85qmb

Tags: Crônica | Literatura | machismo | Psicanálise | violência
Share This