A Diretoria de Comunidade e Cultura foi criada na gestão 2015-2017 da FEBRAPSI para coordenar e articular ações de interface da Psicanálise com o social e o cultural. Pretende-se a expansão da Psicanálise para além dos consultórios, inserindo-a cada vez mais na cultura e na comunidade. Daremos continuidade a trabalhos realizados por várias federadas, por meio de grupos organizados e de psicanalistas que, de forma autônoma, são sensíveis às questões que afetam as cidades, imprimindo maior incentivo aos movimentos de articulação da psicanálise com a comunidade artística, científica, política, social (organizações e movimentos populares), ambiental etc.
São tarefas dessa diretoria promover encontros periódicos das federadas visando a troca de experiências e a geração de novos projetos, bem como estimular a realização de atividades de cunho social e colaborar na capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e outras. Devemos, também, atuar na captação de recursos materiais junto a empresas e órgãos públicos e privados visando estabelecer parcerias para a realização de projetos que beneficiem diversos setores da sociedade.
No levantamento realizado pela Diretoria de Comunidade e Cultura junto às federadas identificamos as seguintes atividades que vem sendo desenvolvidas:
A Pesquisa “Psicanálise a Céu Aberto”, realizada em 2016 em parceria Febrapsi e Fepal, traz aspectos que estimulam a reflexão sobre as múltiplas questões sócio-político-culturais que demandam intervenções psicanalíticas de apoio à comunidade com o intuito de garantir os direitos humanos da população.
Em seu relatório a pesquisa coloca inúmeras importantes questões que deverão ser objeto de atenção e aprofundamento: Como temos nos colocado frente a isso? Estariam os psicanalistas atentos a essa demanda? As instituições psicanalíticas estão examinando a si e aos acontecimentos sociais, políticos e econômicos de nosso tempo? Quais os projetos existentes e quantos psicanalistas estão envolvidos? Há espaço institucional para uma discussão sobre esta questão?
Há muito por fazer. O movimento da FEBRAPSI e de suas federadas em direção à comunidade já começou. Contando com o entusiasmo de nossos membros vamos adiante, expandindo e dando as boas-vindas a novos colegas e projetos.
Projetos, palestras, textos (links abaixo)
Morte e Vida Severina, mas qual Severina?
Só-mente mente – um corpo de psicanalistas no social
Responsabilidade Social das Instituições Psicanalíticas
Barbárie, Terrorismo e Paranóia
Precisamos falar sobre suicídio na adolescência
Pesquisa Psicanálise a Céu Aberto DCC Ampliada
Jornal do Observatório Psicanalítico da Febrapsi 2018:
Jornal do Observatório Psicanalítico da Febrapsi 2017:
https://febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/11/jornal-observatorio-psicanalitico-febrapsi-2017.pdf