Observatório Psicanalítico – OP – 319/2022

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo

Ideologia de gênero? 

Liana Albernaz de Melo Bastos (SBPRJ) 

Já nos orgulhamos de estar no topo da lista do futebol mundial. No Brasil de 2022, nossos recordes são outros e nos causam vergonha. Dentre eles, o de sermos o país que mais mata pessoas trans no mundo.

Em 2021, foram 140 assassinatos de pessoas trans. Deste total, 135 tiveram como vítimas travestis e mulheres transexuais e cinco vitimaram homens trans e pessoas transmasculinas.

A recepção que a filósofa Judith Butler teve, ao desembarcar em S. Paulo, em 2017, por parte de grupo de extrema direita, prenunciava o que estava por vir, no país inteiro, de forma avassaladora, neste e em outros campos: a intolerância, o desrespeito, o extermínio de tudo que não se ajusta a uma forma única e totalitária de pensamento. 

O aumento da violência contra a população trans foi anunciado, em 2019, com a exclusão da população LGBT da estrutura organizacional do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo atual e com o ataque sistemático ao pensamento crítico das teorias de gênero. “O que está posto é uma disputa política de quais identidades de gênero e sexuais têm direito à existência, quais serão objeto de politicas públicas. De certa forma, é um tipo de reedição dos debates que marcaram a história do Brasil sobre quais sujeitos merecem habitar o Estado-Nação, quais serão objeto de cuidado pelo Estado e quais devem ser eliminados.” (Bento, 2019)

Numa manobra inversionista – e psicanalistas chamam isto de projeção – a extrema direita passou a nomear de ideologia de gênero o que contesta a sua ideologia de gênero. Presente nas subjetividades, esta ideologia de gênero heteronormativa não é, no entanto, produto nacional. Correspondendo a um ideário que tem no topo da pirâmide o homem branco, heterossexual e da elite econômica, ela se enraíza em muitas culturas. 

O filme chilleno “Uma mulher fantástica” (disponível na Netflix), do diretor Sebastián Lelio, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2018, protagonizado pela atriz trans Daniela Veja, e que foi objeto de debate de “Psicanálise e Cinema” da SBPRJ em abril de 2022, nos permite levantar algumas questões. 

A personagem principal, Marina, é uma mulher trans que tem um relacionamento amoroso com um homem mais velho, Orlando, que fora casado e tinha filhos. O drama se inicia com a morte súbita de Orlando decorrente do rompimento de um aneurisma. A história contada no filme acontece em alguns poucos dias: da comemoração de seu aniversário com Orlando com a promessa de uma viagem à proibição de sua presença nos ritos fúnebres com o “apagamento” de sua existência na moldura da família pequeno burguesa. 

Com a morte de Orlando, desaparece o reconhecimento e amor à Marina. Ela se torna suspeita e deve ser punida, não pelo que ela fez, mas pelo o que ela é. O ódio que o gênero de Marina provoca em muitos – a família, o médico, a polícia – aponta para a desestabilização que o seu existir, em um corpo não normatizado, traz para a fixidez das identidades sociais ao deslocá-las de um lugar de certezas. 

Desde Freud, sabemos que a bissexualidade é constitutiva do humano, que o objeto é o que há de mais variável na pulsão, que nossa sexualidade se sustenta nas fantasias sexuais inconscientes; desde as teorias feministas sabemos que gênero é uma construção social, que não se confunde com o corpo biológico. Mas para a manutenção de uma dada ordem e estabilidade institucionais, também sabemos, desde Foucault, que os corpos precisam ser controlados, domesticados e, se escapam, exterminados. 

A violência está na desumanização, na humilhação, na suspeição, no silenciamento do corpo transgressor. Submetida a isto, Marina resiste. Seu percurso retratado no filme tem um propósito ético. Antígona dos nossos tempos, ela quer se despedir do seu amado antes da cremação. E quer sua herança, a cachorra Diabla que Orlando lhe dera. 

Diabla é a ligação entre a morte e a vida. É com ela que Marina corre. É neste ir para a frente que o luto se faz e que a vida recomeça. Então, na cena final, o palco se abre e Marina canta seu amor na ária “Sposa son disprezzata” (Giacomelli/ Vivaldi). 

A arte trans-forma a morte abrindo caminhos para a vida. Com os nossos múltiplos modos de ser, existimos e reexistimos. São estas as trans-formações que, pondo em xeque as formas totalitárias, criam os espaços da democracia.

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores) 

A seguir, encontram-se os links dos textos-referência:

https://www.brasildefato.com.br/2022/01/23/ha-13-anos-no-topo-da-lista-brasil-continua-sendo-o-pais-que-mais-mata-pessoas-trans-no-mundo

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-01/brasil-registrou-140-assassinatos-de-pessoas-trans-em-2021

https://outraspalavras.net/feminismos/a-mal-disfarcada-ideologia-de-genero-de-damares

Categoria do ensaio: Cultura 

Palavras-chaves: Identidades de gênero, Sexualidades, Transfobia, Ideologia de gênero e Genocídio

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/252098498261587/posts/pfbid02UoLNs5ZF2RXygKGePLnpgDgSuuRnqfx4mPkTWxw15MyVaveCP69dGf7qYuy74EDwl/?d=n

Categoria: Cultura
Tags: Genocídio | Identidades de gênero | Ideologia de gênero | Sexualidades | Transfobia
Share This