Mirante-o podcast do OP-Episódio 07/2022

Com alegria lançamos agora o 1º episódio da 2ª temporada do Mirante, nosso podcast.
 
O roteiro segue sendo escrito por nós, equipe da Curadoria, que nesta temporada conta com a presença da Wania Cidade para fazer também a locução e entrevistar nossos convidados.
 
13 de maio é conhecido como o dia da abolição da escravatura no Brasil. Fato histórico, que inscreve a liberdade de homens e mulheres africanos e afrodescendentes, depois de muita violência, opressão, e de incansável mobilização nacional e internacional. 
 
Embora extinta a escravidão, sem qualquer programa de absorção ou mudança efetiva do regime de exploração, a massa da população liberta seguiu pelas ruas, abandonada à própria sorte. 
 
Um rastro de dor e de sofrimento segue deixando marcas profundas em inúmeras gerações. O racismo e a exclusão do acesso à cidadania persistem. A lógica colonial se mantém até os dias atuais.
 
O racismo está amalgamado às relações raciais brasileiras. Atravessa todas as camadas sociais, formando uma trama violenta na qual um grupo social se privilegia em detrimento do outro. As marcas psíquicas que o racismo produz, seja nas pessoas negras ou brancas, são inegáveis, 
 
E é disso que vamos tratar nessa temporada do mirante. 
 
Neste primeiro episódio, convidamos o Doutor em História Comparada Carlos Alberto Medeiros e a psicanalista Raya Zonana, para debaterem o tema psicanálise e liberdade no contexto brasileiro. 
 
O Mirante já está no ar. Em todas as plataformas de podcast.
 
Segue o link de uma delas:
 
Spotify 
 
 
Abraços 
Beth Mori, Ana Valeska Maia, Daniela Boianovisky, Rafaela Degani, Renata Zambonelli e Wania Cidade 
 
Categoria: Mirante
Tags: Racismo
Share This