Observatório Psicanalítico – OP 290/2022

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo. 

NÓS E O MUNDO: Uma Vasta Experiência 

Bernard Miodownik (SBPRJ) e Joyce Goldstein (SPPA)

“… o discurso em setembro de 1918 no V Congresso Psicanalítico Internacional se concentrou especificamente no futuro, não na guerra ou no conflito individual. Ele (Freud) os conduziria por um caminho inexplorado…que, ‘’julgo, merece que estejamos preparados para ele em nossas mentes..“’ (As clínicas públicas de Freud, Elizabeth Ann Danto, p.8).

Para um congresso de Psicanálise com o tema “Laços: o Eu e o mundo”, salta aos olhos o quanto o mundo se fez presente ao longo de sua organização. Talvez nunca antes na história dos congressos FEBRAPSI. Ou será que o mundo sempre esteve mais presente na constituição dos nossos Eus individuais e coletivos do que costumamos imaginar? 

A infinita capacidade de adaptação do ser humano e o narcisismo nosso de cada dia nos possibilitam não percebê-lo tão concreto. 

Algo se modifica quando o mundo troca o norte – para nós, não para ele – e nos desnorteia. Foi assim com a chegada da pandemia, E em nosso país, ainda mais intensamente pelo desgoverno que nos assola. Muito já se falou sobre o que foi realizado nos dois anos para sobrevivermos, vivermos, mantermos a tradição e encarar o novo que se apresentou para nós, psicanalistas, na teoria, na clínica e na cultura. 

Talvez por isso seja um tanto frustrante que não possamos nos encontrar no Congresso no calor e no afeto que a presença física acrescenta. No entanto, foram dois anos intensos e, ainda que através da tela, será a primeira oportunidade que a comunidade psicanalítica da FEBRAPSI de todas as regiões do país e de todas as federadas estará completamente representada num só evento. Também estarão conosco colegas latino-americanos, psicanalistas de outras filiações e representantes de outros saberes. 

A epígrafe deste texto fala de outra situação histórica em que “tudo o que é sólido se desmancha no ar” (Marx e Engels, 1848). A angústia de morte, a vivência da transitoriedade após a I Guerra Mundial levou Freud e os pioneiros a afirmarem um legado para o futuro. Viver e construir para ir além do trauma. 

Guardadas as devidas proporções em relação àquele momento inigualável de 1918, o 28º Congresso Brasileiro de Psicanálise também representa a oportunidade de, conjuntamente, avaliarmos as experiências traumáticas que continuamos a passar e olharmos para o futuro que já está presente. 

Convidamos vocês a participar desta que, esperamos, seja uma experiência única, um Congresso FEBRAPSI virtual. Juntos, “tomemos os barcos das nuvens, enfunemos as velas dos ventos” (Mario Quintana), e que o nosso encontro seja “uma espécie de Guaíba, um estuário em que convergem vários rios” (Érico Veríssimo). 

No link abaixo, você encontra o Guia da Programação Científica, que é explicativo. Nele, especificamos em que consistem todas as atividades e quais as suas inserções dentro do planejamento da Diretoria Científica: desde as propostas de trabalho que foram desenvolvidas pela diretoria da FEBRAPSI ao longo da gestão, às contribuições dos membros que nos chegaram através das diretorias científicas das respectivas federadas. Vocês encontrarão um amplo painel da multifacetada Psicanálise que se pratica atualmente. 

A programação foi estruturada com os debates mais recentes das tendências no nosso campo. Procura mostrar, ainda, desde a Psicanálise centenária até sua expressão na Contemporaneidade, respeitando a pluralidade de visões que nos caracteriza na teoria, na clínica e na cultura. Olhando para o futuro, “que estejamos preparados para ele em nossas mentes”.

Link do Guia de Atividades do congresso – breve roteiro: 

https://congresso.febrapsi.org/wp-content/uploads/2022/01/Guia-Programacao_Cientifica-28_Congresso_Brasileiro_de_Psicanalise.pdf

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores) 

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook: 

https://www.facebook.com/252098498261587/posts/2149873208484097/?d=n

Categoria:
Tags:
Share This