Mirante-o podcast do OP-Episódio 05/2022

O 5º episódio do Mirante está no ar.

Em “O mal-estar da Civilização” Freud, em 1930, nos aponta a natureza indomável como uma das fontes do nosso sofrimento. Ele diz:

“O sofrer nos ameaça a partir de três lados: do próprio corpo – que, fadado ao declínio e à dissolução, não pode sequer dispensar a dor e o medo como sinais de advertência; do mundo externo – que pode se abater sobre nós com forças poderosíssimas, inexoráveis, destruidoras; e, por fim, das relações com os outros seres humanos”.

No mesmo texto, ele defende que por meio dos avanços da cultura podemos, quem sabe, mitigar tal sofrimento.

Embora a cultura seja ela mesma uma das fontes do nosso mal-estar – porque impõe a necessidade de conter nossas pulsões e impulsos destrutivos-, natureza e cultura são colocadas lado a lado, num duelo em que a segunda representará a tentativa de controle sobre a primeira, numa lógica que pode resvalar para a expressão da arrogância, da negação e onipotência na exploração dos recursos de nosso planeta. O resultado, nós conhecemos: desequilíbrio ambiental, fome e desigualdade social crescentes.

Seria possível pensarmos essa relação entre natureza e cultura de um outro modo, tal como um corpo orgânico, integrado? O que outras culturas, que não a ocidental, ou mesmo outros pensadores da Psicanálise teriam a nos dizer para a compreensão e o enfrentamento do iminente risco de destruição da Terra? Como construir uma nova ética na relação entre a nossa dependência da natureza e a necessidade de controlá-la que inclua a aceitação urgente e necessária de nossos inexoráveis limites?

Para nos ajudar a pensar estas questões que tanta angústia têm nos causado, tivemos o privilégio de contar com as nossas convidadas Maria Luiza Gastal e Nurit Bensusan. 

Maria Luiza Gastal, ou Malu, é bióloga e psicanalista da Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb) e parte do Comitê do Clima da Associação Internacional de Psicanálise (IPA). Nurit Bensusan é bióloga e  ambientalista. É autora de diversos livros de popularização da ciência e de reflexões sobre questões Socioambientais. Ganhou o prêmio Malba Tahan da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil e foi finalista do prêmio Jabuti em 2013.

Escutem a boa conversa que aconteceu com nossas convidadas. O episódio já está nas plataformas de Podcast. Os links estão a seguir.

Desejamos todos uma boa tarde de domingo

Equipe de Curadoria 

Beth Mori, Ana Valeska Maia, Daniela Boianovsky, Rafaela Degani e Renata Zambonelli 

Oba.: Para encontrar estes episódios, acessem  os links a seguir:

SPOTIFY

https://open.spotify.com/episode/3ftMXhjBSe2SsK1OYDEG2l?si=3f826e3eface44fc

AMAZON PODCAST

https://music.amazon.com.br/podcasts/5504b1b7-0cfa-4d0b-9252-bad34d8d74aa/mirante

APPLE PODCAST

https://podcasts.apple.com/br/podcast/mirante/id1613452487?l=en

GOOGLE PODCAST

https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy82OGQ0ODY2NC9wb2RjYXN0L3Jzcw?sa=X&ved=0CAcQrrcFahcKEwiow-bo_vX2AhUAAAAAHQAAAAAQEA

CASTBOX

https://castbox.fm/channel/Mirante-id4823812?country=gb

DEEZER

https://www.deezer.com/br/show/3486827

Categoria: Mirante
Tags:
Share This