O 5º episódio do Mirante está no ar.
Em “O mal-estar da Civilização” Freud, em 1930, nos aponta a natureza indomável como uma das fontes do nosso sofrimento. Ele diz:
“O sofrer nos ameaça a partir de três lados: do próprio corpo – que, fadado ao declínio e à dissolução, não pode sequer dispensar a dor e o medo como sinais de advertência; do mundo externo – que pode se abater sobre nós com forças poderosíssimas, inexoráveis, destruidoras; e, por fim, das relações com os outros seres humanos”.
No mesmo texto, ele defende que por meio dos avanços da cultura podemos, quem sabe, mitigar tal sofrimento.
Embora a cultura seja ela mesma uma das fontes do nosso mal-estar – porque impõe a necessidade de conter nossas pulsões e impulsos destrutivos-, natureza e cultura são colocadas lado a lado, num duelo em que a segunda representará a tentativa de controle sobre a primeira, numa lógica que pode resvalar para a expressão da arrogância, da negação e onipotência na exploração dos recursos de nosso planeta. O resultado, nós conhecemos: desequilíbrio ambiental, fome e desigualdade social crescentes.
Seria possível pensarmos essa relação entre natureza e cultura de um outro modo, tal como um corpo orgânico, integrado? O que outras culturas, que não a ocidental, ou mesmo outros pensadores da Psicanálise teriam a nos dizer para a compreensão e o enfrentamento do iminente risco de destruição da Terra? Como construir uma nova ética na relação entre a nossa dependência da natureza e a necessidade de controlá-la que inclua a aceitação urgente e necessária de nossos inexoráveis limites?
Para nos ajudar a pensar estas questões que tanta angústia têm nos causado, tivemos o privilégio de contar com as nossas convidadas Maria Luiza Gastal e Nurit Bensusan.
Maria Luiza Gastal, ou Malu, é bióloga e psicanalista da Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb) e parte do Comitê do Clima da Associação Internacional de Psicanálise (IPA). Nurit Bensusan é bióloga e ambientalista. É autora de diversos livros de popularização da ciência e de reflexões sobre questões Socioambientais. Ganhou o prêmio Malba Tahan da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil e foi finalista do prêmio Jabuti em 2013.
Escutem a boa conversa que aconteceu com nossas convidadas. O episódio já está nas plataformas de Podcast. Os links estão a seguir.
Desejamos todos uma boa tarde de domingo
Equipe de Curadoria
Beth Mori, Ana Valeska Maia, Daniela Boianovsky, Rafaela Degani e Renata Zambonelli
Oba.: Para encontrar estes episódios, acessem os links a seguir:
SPOTIFY
https://open.spotify.com/
AMAZON PODCAST
https://music.amazon.com.br/
APPLE PODCAST
https://podcasts.apple.com/br/
GOOGLE PODCAST
CASTBOX
https://castbox.fm/channel/
DEEZER