Mirante-o podcast do OP-Episódio 13/2022

Mirante
Já está no ar o 1º programa da nova Série do Mirante… como divulgado no Editorial de agosto, escolhemos o tema da Democracia para dialogar com a Psicanálise.
 
Freud, pensador da alma e da cultura, estende sua pesquisa sobre os afetos para além dos muros de sua clínica e nos oferece, através de vários artigos, importantes caminhos para compreendermos a nossa inserção na polis. 
 
Mobilizado pelo que ocorria à sua volta, seu testemunho dos horrores da primeira grande guerra e de seus desdobramentos o levam a desenvolver conceitos como pulsão de morte. Freud nos revela a força de nossa destrutividade, a dinâmica do psiquismo das massas e o seu funcionamento diante da força de um líder.
 
Neste momento de grave crise mundial política, econômica e ambiental, de afirmação de nossa recente democracia diante de uma polarização que divide o país e que ressoa diariamente nas angústias que ouvimos em nossos consultórios, pretendemos oferecer nesta nova temporada do Mirante uma série de diálogos que, a exemplo do olhar ampliado de Freud, possa contribuir para a compreensão de nossa história e de nosso funcionamento enquanto sociedade. Ao longo dos episódios, vamos tratar das relações entre Democracia e Psicanálise. 
 
Que a efervescência política que ora vivemos possa nos trazer a fertilidade das boas trocas e reflexões.
 
Os convidados deste primeiro episódio  são o cientista político Luís Felipe Miguel e a psicanalista Cecília Orsini.
 
Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Desigualdades e Democracia, e pesquisador do CNPq. Seu último livro é “Democracia na periferia capitalista: impasses do Brasil”, publicado pela Autêntica no começo deste ano.
 
Cecilia Orsini é membro efetivo e docente da SBPSP, coordenadora dos Seminários de Freud (a partir de seus estudos com Luiz Roberto Monzani e com Garcia-Roza). Foi diretora de cultura e comunidade e editora do Jornal de Psicanálise. Colabora com artigos em diversas publicações psicanalíticas. 
 
Segue o link deste programa no Spotify 
 
Espero que gostem.. Nos ajudem a divulgar o nosso Mirante 
 
Abraços, equipe de curadoria 
Categoria: Mirante
Tags:
Share This