T

Clique na imagem para ampliar

Curso Os Primórdios da Psicossomática na Obra de Freud

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE PSICOSSOMÁTICA PIERRE MARTY (AIPPM)                                                                                IPSO-BRASIL

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2022.

Caros colegas,

No último dia 11/06/22 houve, em Paris, a eleição da nova diretoria da Associação Internacional de Psicossomática Pierre Marty (AIPPM). Nessa ocasião foi eleita a nova presidente Christine Saint-Paul Laffont, de Toulouse, e dois vice presidentes, Iacovos Cleopas, de Atenas e Admar Horn do Rio de Janeiro. O colega Claude Smadja de Paris foi designado Conselheiro da atual diretoria. Durante a reunião foram feitas várias proposições, entre elas, a criação do IPSO-BRASIL, reagrupando o IPSO-São Paulo, coordenado pela colega Diana Tabacof e o IPSO-RIO coordenado por Admar Horn, ambos membros titulares e formadores de novos membros, do Instituto de Psicossomática de Paris. O IPSO-Brasil tem agora como objetivo expandir os conhecimentos de psicossomática psicanalítica para as demais sociedades brasileiras de psicanálise filiadas à IPA.
 
Essa proposta foi aceita por todos os participantes e como projeto inicial do IPSO-BRASIL teremos nesse segundo semestre de 2022, quatro seminários que serão ministrados pelo colega Claude SMADJA, nas seguintes datas: 30 de setembro; 28 de outubro; 25 de novembro e 16 de dezembro, todos no horário das 10h às 11h30 (sextas-feiras).
Haverá tradução simultânea para o português e essa atividade estará aberta para todas as Sociedades Brasileiras de Psicanálise filiadas à IPA. O tema a ser tratado será: « Os primórdios da psicossomática na obra de Freud ».
 
Gostaríamos de contar com a presença de todos os colegas interessados no tema proposto. Nos próximos dias enviaremos as informações práticas para as inscrições nesses seminários ofertados pelo IPSO-BRASIL.
 
Qualquer dúvida favor entrar em contato com os organizadores do curso promovido pelo Centro de Estudos da SBPRJ – Admar Horn (21) 988653050 e Margaret Waddington Binder (21) 994847979.
 
Atenciosamente,
 
Componentes do IPSO-BRASIL :
 
Admar Horn
Vice-presidente da AIPPM, Membro Titular Formador do IPSO-Paris, Membro da SPP(Paris) e Membro da SBPRJ(RJ)
 
Diana Tabacof
Membro Titular da AIPPM, Vice-presidente e Membro Formador do IPSO-Paris e Membro da SPP(Paris)
 
Margaret Waddington Binder
Membro Titular da AIPPM, Membro Titular do IPSO-Paris e Membro da SBPRJ(RJ)
 
Cândida Holovko
Membro da AIPPM, Membro do IPSO-Paris e Membro da SBPSP(SP)
 
Eliana Rache
Membro da AIPPM, Membro do IPSO-Paris, e Membro da SBPSP(SP)

_____________________________________________________________________________________________________

Datas: 30/09, 28/10, 25/11 e 16/12 (sextas-feiras) 10h – 11h30 | via Zoom

Ministrado por Claude Smadja, psicanalista, membro titular, formador da Sociedade de Psicanálise de Paris. Ex-médico chefe do Instituto de Psicossomática de Paris. Fundador e ex-presidente da Associação Internacional de Psicossomática Pierre Marty. Co-fundador da Revista Francesa de Psicossomática. Autor dos livros: A vida operatória e Os modelos psicanalíticos da psicossomática. Centenas de artigos de Psicossomática Psicanalítica publicados.

Ementa:

A Teoria da Escola de Psicossomática de Paris é de grande valia para nós, psicanalistas da atualidade, que, com frequência, fazemos atendimentos onde há uma neurose e ao mesmo tempo uma doença orgânica ou sintomas orgânicos e, também, cada vez mais atendemos pacientes da tão falada Clínica do Vazio. Toda uma teoria, construída a partir da metapsicologia freudiana, utilizando o conceito de neurose atual de Freud, o aparelho psíquico dividido em instâncias, a última concepção de trauma, a segunda teoria das pulsões e, também, a última concepção do masoquismo, de 1924, com as noções de intrincação e desintrincação pulsional. A partir daí, surgem os conceitos de mentalização, pensamento operatório, depressão essencial e desorganização progressiva, entre tantos outros.

Gratuito para profissionais psicanalistas e psicanalistas em formação: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail: [email protected]

Realização: 

Associação Internacional de Psicossomática Pierre Marty (AIPPM)

IPSO-Brasil

Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ

Share This