Observatório Psicanalítico – OP 450/2023

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo

Dilemas dilacerantes ou “Entanglement”

Sylvain Levy – SPBsb

“Entanglement” ou emaranhado em inglês, foi rebatizado na informática como estado de sobreposição ao, usando conceitos da física quântica, transformar as possibilidades binárias dos bits 0 e 1 em quatro valores combinados de 00, 01,10 e 11, os qubits. O texto que se segue pode bem ser representado por esse conceito, onde não há substituição de emoções, de ideias, afetos ou pensamentos. Todos se sobrepõem.    

Como judeu sofro com o terror do Hamas. Como humanista sofro com as mortes de todos porque não há inocentes ou culpados na morte, só gente. Como judeu torço para Israel entrar em Gaza e pegar todos os terroristas do Hamas. Como humanista torço para que todos os reféns sejam encontrados e libertados ou apenas libertados por quem quer que seja. Como judeu sofro ao ver os militares de Israel cumprirem ordens contra suas próprias leis milenares que prezam pelo respeito às pessoas, ordens que chegam ao extremo de impedir gestos humanitários que visam saciar a fome e a sede de milhares de pessoas. Como humano recordo a única frase dita por meu pai, que por cinco anos lutou na Segunda Guerra Mundial e, ao ser perguntado como era a guerra, respondeu: “É uma coisa muito feia”. Como judeu deploro a invasão e cerco de Gaza. Como judeu espero que essa invasão seja um sucesso. Como pessoa vivo as angústias da divisão, splitado entre amores e ódios. Como judeu defendo a criação de dois estados: israelense e palestino, como pessoa também. Como judeu defendo o direito de existência de Israel, sem guerras e em paz. Como judeu defendo o direito da existência de um estado único para os palestinos, embora não tenha a menor ideia de como incorporar Gaza à Cisjordânia ou vice-versa.

Que inveja dessas pessoas que não tem medo de patrulhamento e dizem com todas as letras como Israel agride os palestinos. Que raiva dessas pessoas. Que ódio do governo de Israel que não se preocupa com a repercussão de seus atos abomináveis contra os palestinos-não-Hamas. Que orgulho de Israel por se defender de tantos países árabes.

Como democrata exalto a democracia de Israel e condeno, com veemência, a tirania, a ditadura e o absolutismo existentes nos países árabes. Com todas as minhas forças condeno o terrorismo e a mortandade de onde tudo isso provier. Com toda a minha alma desejo o esfacelamento do Hamas, da Jihad, do Hesbollah, do ISIS e a morte de seus membros. Com toda minha alma desejo que Israel interrompa o ataque à Gaza.

Como humanista enalteço a liberdade religiosa e de costumes existente em Israel e deploro, do fundo do coração, a prática da sharia, dos preceitos dos estados teocráticos do mundo árabe e as tentativas de impor suas regras aos demais países e povos.

Como judeu me assusto com a falta de inteligência emocional e de inteligência racional, estratégica e política – qualidades atribuídas aos judeus desde sempre, demonstradas pelos governantes atuais de Israel ao não perceberem a armadilha terrível montada pelo Hamas, ou pior ainda, se a perceberam, usaram os trágicos fatos para imbecil e irracionalmente tentarem angariar vantagens com a guerra ao terror. 

Que confusão entre histórias bíblicas, narrativas históricas, fatos passados e acontecimentos presentes. Que confusão entre verdades e mentiras, entre conhecimentos e fantasias. Que sofrimento na tentativa de acalmar a angústia perante o desconhecimento real, substituindo-a por um conhecimento fantasiado.    

Que confusão entre o racional e o emocional sem nunca saber onde está cada um deles. Em Israel? Na Palestina? Com os judeus? Com os palestinos? Que raiva. Que ódio. Que amor, Que solidariedade. Que merda…      

Para me confundir mais ainda, descobri que existe um São Sylvain, que foi elevado a função de bispo. Sabe de onde? De Gaza. No ano da graça de 311.

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores)

Categoria: Política e Sociedade

Palavras-chave: entanglement (estado de sobreposição), dilema, spliting, conflito racional, conflito emocional

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/share/p/8KmgQX4pYvPremNE/?mibextid=K8Wfd2

Tags: conflito emocional | conflito racional | dilema | entanglement (estado de sobreposição) | spliting
Share This