Observatório Psicanalítico – OP 298/2022 

Observatório Psicanalítico – OP 298/2022 

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo. 

Formação Analítica X Curso de Psicanálise 

José Alberto Zusman (SPRJ) 

O recente curso acadêmico em psicanálise criado pela faculdade Uniter tem seu aspecto negativo e outro positivo. 

A promessa de formar analistas através de um curso universitário, desrespeitando os indissolúveis pilares da psicanalise, é um grande engodo, mais favorável aos interesses econômicos da referida instituição de ensino do que a adequada verdadeira formação de analistas. 

A formação em psicanálise é mais completa e profunda do que qualquer curso universitário possa oferecer. Não há lei do MEC que obrigue alunos de nenhum curso a adentrar em um tratamento psicanalítico. Aí já reside uma diferença fundamental. Os cursos universitários ensinam teorias ou exercícios práticos, mas desconsideram o autoconhecimento necessário para o exercício dessa nossa profissão. A Formação Psicanalítica tem sua teoria como um de seus tripés, mas o principal não é o conhecimento dos outros, mas de si mesmo, através da formação sólida de um vínculo estável e verdadeiro e do compartilhamento de uma história vivida na atemporalidade da comunicação inconsciente transferência/contra-transferência. Mais uma vez: os cursos universitários visam o conhecimento teórico adquirido. 

A Formação Psicanalítica é uma visão de mundo que não pode ser ensinada através de um conjunto de saberes teóricos. Na Formação Psicanalítica estudamos autores importantes sim, mas o livro fundamental que escrevemos o fazemos junto dos nossos pacientes. Construímos uma história. 

Por outro lado, pelo aspecto positivo, o referido curso universitário anunciado nos dá a importante noção do grande interesse que a psicanálise desperta hoje nas novas gerações. Segue no caminho oposto dos nossos detratores que nos dizem ultrapassados. Temos que reconhecer nossa importância e nosso papel no auxílio da formação de pessoas capazes de criarem um mundo melhor. Esse aspecto deve nos encher de orgulho e nos aumenta a determinação de seguirmos em frente com o nosso ofício. Estamos mais atuais do que nunca, tanto assim que há quem queira, de má fé, lucrar dessa verdade criando caros e infundados cursos universitários. As Universidades, principalmente as particulares, são empresas de ensino e, como tal, visam o lucro econômico. 

Formações Analíticas são transformadoras de vidas e visam o lucro humano. Os seres humanos, angustiados e deprimidos pela grave e prolongada crise pandêmica nunca precisaram tanto de nós, analistas. Não somos mercenários. Somos o acolhimento. A formação psicanalítica visa o preço da sua sobrevivência e é só. Toda formação analítica, no fundo, é um gesto de amor. Toda sociedade da IPA – International Psychoanalytical Association – tem o seu Departamento de Assistência Psicanalítica (DAP) que oferece, a preços reduzidos para os que possuem poucos recursos, tratamento e eventual formação. 

Por fim, a título de clareza, insisto, Formação Psicanalítica não é o mesmo que um curso de psicanálise. É muito mais do que isso! Promove a transformação de vidas através de uma visão de mundo expandida a partir de um futuro repleto de novos caminhos e curiosidades. Os analistas terão sempre como função maior lembrar que, com todos os seus problemas, viver é sempre um privilegio. E uma experiência inigualável. Mais importante: a vida é uma experiência rica, única e gratuita! 

A Formação Psicanalítica existe para o encontro desse caminho, profundamente humano! 

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores) 

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/252098498261587/posts/2185001678304583/?d=n

Categoria:
Tags:
Share This