Mirante-podcast do OP-Episódio 14/2022

Mirante

Lançamos o 2º programa da temporada Democracia e Psicanálise.

O que são Direitos Humanos? Como os psicanalistas contribuem no debate sobre essa questão? Quais papéis têm o Estado e a sociedade civil na manutenção e ampliação desses direitos?

Historicamente, a ideia de Direitos Humanos está ligada ao reconhecimento de valores fundamentais e universais para a condição humana: igualdade, liberdade, fraternidade e dignidade. Esses valores foram consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e na Constituição Federal Brasileira de 1988.

A essencialidade desses direitos deve ser garantida pela sociedade política, e o regime democrático é o que mais possibilita a manifestação da pluralidade humana.

Democracia e Direitos Humanos são construções contínuas e estão constantemente sendo ameaçadas.

O ataque aos vínculos sociais e o mal-estar diante da barbárie prejudicam os espaços de construção da alteridade e do reconhecimento da diferença. Poderá a psicanálise aguçar novas sensibilidades e formas de escuta para a inclusão de todas as subjetividades e assim continuar contribuindo para tão necessária redução das desigualdades para a plenitude da Democracia e do respeito aos Direitos Humanos?

Em 1909, ao desejar a ampliação da psicanálise e assim fugir da censura, das críticas, do antissemitismo e da germanofobia de alguns países europeus, Freud, na companhia de seus colegas Ferenczi, Jung, Ernest Jones dentre outros, desembarca nos Estados Unidos para realizar palestras introdutórias sobre sua disciplina. Conta a história que, ao avistar a Estátua da Liberdade, Freud teria cochichado à Jung: “Eles não sabem que estamos trazendo a peste”.

Será que hoje a psicanálise ainda mantém esse poder subversivo?

Para conversar conosco sobre as relações entre Psicanálise e Direitos Humanos, convidamos a advogada Deborah Duprat e o psicanalista Eduardo de São Thiago Martins.

Este programa já está no ar em todas as plataformas de Podcast. Segue o link do Spotify:

Esperamos que vocês estejam curtindo nossos programas… comentem, nos digam o que pensaram sobre o 2o episódio da Temporada “Democracia e Psicanálise”.

Equipe de Curadoria

Categoria: Mirante
Tags:
Share This