Mirante-o podcast do OP-Episódio 17/2022

Mirante

Disponível nas plataformas de Podcasts o 5º Programa da 3ª Temporada do Mirante sobre “Psicanálise e Democracia”. 

Psicanálise e Direito à Segurança Planetária 

Após o fim da Guerra Fria, o debate de ideias em torno do tema da “segurança” pôde sofrer alguns deslizamentos na geopolítica ocidental, e deu espaço ao surgimento de uma nova tendência: a ecopolítica. 

Os Estados nacionais, antes totalmente ocupados em defender a própria integridade frente a outros Estados inimigos pela via da militarização, passam a trabalhar com um conceito ampliado e trans-territorial de “segurança humana”.

Essa nova ideia visa a responsabilização dos Estados como forma de garantir condições mínimas para o desenvolvimento dos indivíduos. Ela inclui múltiplas dimensões: a segurança pessoal, a segurança política, segurança econômica, comunitária, sanitária, segurança alimentar e a segurança ambiental. 

É nesse terreno que se torna possível tratar da segurança planetária como um direito. Ativistas de todo o mundo passam a reivindicar o comprometimento dos Estados com a garantia de condições de sobrevivência – não apenas da espécie humana, mas de todas as formas de vida do planeta, das quais dependemos profundamente.

Seguimos apostando no Estado democrático, conceito este impregnado dos ideais iluministas, enquanto constatamos que o próprio avanço da nossa civilização produziu o Antropoceno, que se refere aos impactos causados pelo homem na Terra, e que hoje nos leva ao ponto de não retorno rumo ao colapso climático.

É, portanto, a partir destas contradições, que se faz necessário e urgente uma escuta ampla sobre o tema que possa nos levar ao fortalecimento de nossa democracia e à construção de novos paradigmas. 

Para abrir esse diálogo aqui no Mirante, convidamos a médica Érika Pellegrino e a psicanalista Maria Elisabeth Cimenti.

Erika Pellegrino é médica, psiquiatra. Coordena no Brasil a ONG “Health in Harmony” que trabalha com saúde planetária e proteção das florestas através do cuidado com a saúde das populações tradicionais e a implementação de soluções trazidas pelas comunidades. 

Maria Elisabeth ou Beth Cimenti é Psicóloga. Psicanalista, Membro efetiva, docente e supervisora da SPPA. 

Sócia fundadora do IEPP- Instituto de Ensino e Pesquisa de Psicoterapia. 

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RS

Para ouvir no Spotify clique no link 

Esperamos que gostem. 

Abraços, Equipe de Curadoria do OP

Categoria: Mirante
Tags:
Share This