Com satisfação informamos hoje publicamos o nosso 12o Episódio do Mirante, o 6o. da temporada sobre Relações Raciais no Brasil.
Em tempos de crises e instabilidades é possível falarmos em “um novo mundo”?
Ao longo da história da humanidade vimos seres humanos subjugarem outros humanos, escravizá-los e tentar apagar todas as referências e memórias com a finalidade de desumanizá-los para benefício próprio.
No Brasil, desde a invasão portuguesa e início do processo colonial, a cosmovisão branca e ocidental procurou estabelecer domínios nas relações individuais e sociais, a partir da lógica de superioridade racial.
Ainda sob os efeitos da dura e mortífera pandemia, vimos escancaradamente quais grupos estão desamparados e invisibilizados na nossa sociedade: as populações indígena e negra foram as que mais padeceram.
Se hoje continuamos a enfrentar essa dura realidade, imposta pelo racismo estrutural contra os negros e pelos ataques aos povos originários e à floresta, gerando desigualdade social e violência, será que deste desalento pode surgir algo novo como potência de enfrentamento ao velho mundo?
Podemos afirmar que o modo de ser, de estar e de pensar, a partir da visão do homem branco ocidental, está fracassando?
E a psicanálise, qual o seu compromisso com a diversidade e com a geração de um novo mundo?
Para conversar sobre este assunto tão complexo convidamos o filósofo Renato Noguera e o nosso querido colega psicanalista Ignácio Paim.
Na plataforma do Spotify vocês podem ouvir no link a seguir
https://open.spotify.com/episode/3Feia9NtHPlnxEvIQhSHnK?si=dlyJsdIgQXKrLF2SJjxd3w
Nós da Curadoria agradecemos à Wania Cidade por esse tempo juntas em nosso processo de trabalho de “feitura” desta temporada e também a todos os colegas que vem contribuindo para que o Mirante siga com toda força do OP, mantendo nosso olhar psicanalitico sobre a nossa sociedade brasileira no diálogo com outros campos de saber.
Em breve estaremos de volta com a 3a temporada.
Abraços da equipe de Curadoria!