Mirante-o podcast do OP-Episódio 11/2022

Lançamos ontem mais um episódio da segunda temporada do Mirante sobre Relações Raciais no Brasil: “A Artista e o Processo Criativo”. 

Criação artística e os efeitos psíquicos que o encontro com a obra de arte produz no espectador estão intrinsecamente ligados ao campo de produção teórica de Sigmund Freud e de outros autores da psicanálise.

A influência da arte está presente nos escritos psicanalíticos, não obstante, esse processo se deu com base em uma concepção europeizada de arte que se instalou, e isto ocorre ainda recentemente, como pretensa inspiração universal. 

Na historiografia é possível constatar que a arte derivada de matrizes africanas e de povos originários das américas ficou de fora dos cenários artísticos, foi descaracterizada ou inferiorizada em seu valor e potência cultural.

Na atualidade, práticas artísticas, curatoriais e educativas têm instigado questões acerca do trauma causado pelo colonialismo escravocrata e agenciado ações com propostas descoloniais. No Brasil, observamos um vácuo nas referências culturais quando pensamos na história, na memória e na herança das culturas negra e indígena.

Nesse sentido, como andam o projeto de descolonização e de acessibilidade aos espaços para o povo negro nas instituições de arte e da psicanálise? O que os artistas desenvolvem, em suas poéticas e em seus confrontos, que atua como farol para a sociedade e para a psicanálise? 

Neste episódio conversamos sobre estas questões com a atriz Olívia Araújo e a psicanalista Fernanda Marinho.

Olívia Araújo é atriz, iniciou a sua carreira no teatro, em São Paulo, onde também produziu a última peça em que atuou, no período pandêmico: “Voar é o que me põe de pé”. No cinema, “Domésticas”, “Cidade de Deus”, entre outros filmes. Na TV participou de novelas e séries, a última está no ar: “Além da Ilusão”.

Fernanda Marinho é médica, psiquiatra, psicanalista, membro efetivo e ex-diretora do Instituto de Formação Psicanalítica por três biênios e ex-presidente da SBPRJ. 

O Mirante está presente em todas as plataformas de Podcast. 

Segue o link do Spotify:

Comentem conosco o que acharam. 

Abraços, um bom domingo a todos 

Equipe de Curadoria da 2a Temporada: Beth Mori, Wania Cidade, Ana Valeska, Daniela Boianovisky, Rafaela Degani e Renata Zambonelli. 

 
Categoria: Mirante
Tags:
Share This