Mirante-o podcast do OP-Episódio 10/2022

Descolonização da psicanálise

No final do século xix, Sigmund Freud estremeceu de maneira radical o pensamento moderno, causando horror, incredulidade e repúdio por seus estudos sobre sexualidade infantil, sonhos e inconsciente.  

Ao longo do século XX, a psicanálise se espalhou pelo mundo e, entre 1912 e 1920, chegou ao Brasil através de Juliano Moreira, um médico psiquiatra negro que teve acesso à obra de Freud no original. 

Anos mais tarde, a socióloga negra Virgínia Leone Bicudo foi a primeira mulher a fora do campo da medicina a se tornar psicanalista e a ser reconhecida como tal.

Como em outras áreas do saber, foi marcante o apagamento estrutural do conhecimento afro-diaspórico na psicanálise, um contraste chocante com a maioria negra de nossa população. 

O acesso exclusivamente para médicos e a transmissão fortemente europeia traçaram as fronteiras que demarcariam quais sujeitos poderiam passar e quais seriam barrados.

Hoje, parte da comunidade psicanalítica também é repudiada por indagar se estamos exercendo e transmitindo essa uma prática colonizada.

Para este episódio, conversamos com Luciano Dias (professor da UFRRJ) e Paola Amendoeira SPBsb 

Vocês podem ouvir em todas as plataformas de podcast. Segue o link do Spotify 

https://open.spotify.com/episode/1r8HHnEXRuTwvv0JvzxYoh?si=cc39a09202c14557

Esperamos que gostem.

Equipe de Curadoria do OP e Wania Cidade 

Categoria: Mirante
Tags:
Share This