Hoje lançamos o 2º episódio da 2ª temporada do Mirante.
Considerando-se os efeitos da cultura na constituição da subjetividade e do psiquismo humano. e o fato dela poder produzir impactos adoecedores, está em pauta os aspectos devastadores da desigualdade e da exclusão social que atingem grande parte da sociedade brasileira.
O racismo, o sexismo e as LGBTQIA+ fobias são categorias de análise importantes para se pensar a discriminação, que privilegia o lugar do “homem branco cis heteronormativo”, provocando traumas, e na pior hipótese, matando os diferentes. Portanto, campo de preocupação e de interesse do psicanalista.
Para Freud o ser humano é assolado por impulsos primitivos e egoístas, os quais são neutralizados (em parte) pelas exigências civilizatórias. Entretanto, este homem “civilizado” é capaz das maiores ferocidades, vide a colonização, o patriarcado e as suas consequências que ecoam ainda nos dias de hoje.
Para conversar conosco sobre a racionalidade lógica colonial praticada em nosso país contra as populações indígena e negra convidamos José Damico, professor Departamento de Psicanálise e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da UFRGS, e o psicanalista Valton Miranda Leitão da SPFOR.
A seguir, disponibilizamos o link do podcast Spotify
Esperamos que gostem.
Equipe de Curadoria