Mirante-o podcast do OP-Episódio 06/2022

Com alegria chegamos ao 6º episódio da primeira temporada do Mirante. 

Para nos ajudar a pensar sobre a relação da arte com a psicanálise convidamos o artista plástico Gê Orthof e a psicanalista Silvana Rea (SBPSP).

No texto “O poeta e o fantasiar”, de 1908, Freud fala sobre o prazer poético e como os escritores nos atingem quando nos conduzem pelo barco de seus devaneios, na maré de suas fantasias – por mais inverossímeis ou absurdas que sejam. 

Ao se debruçar sobre a magia da arte, Freud busca os traços da criatividade dos escritores na infância, na brincadeira das crianças. Ele diz: “tanto a obra literária como o devaneio são prosseguimento e substituição do que um dia foi brincadeira infantil”. 

Na vida psíquica, quando deixamos de brincar, substituímos o prazer perdido pela fantasia. Porém, nosso fantasiar não é exatamente livre e passível de ser compartilhado: ele é truncado por sentimentos como a vergonha. 

É a partir desta apreensão que Freud compreende o prazer estético. Ele diz: “a autêntica fruição da obra literária vem da libertação de tensões em nossa psique”, …  E mais: “o escritor nos permite desfrutar de nossas fantasias sem qualquer recriminação e sem pudor”. 

Qual o papel da arte em nossa vida psíquica? Estar diante da arte é estarmos confrontados com objetos-questões?

Esperamos que vocês usufruam dessa conversa. A seguir, encontra-se o link no Spotify. Lembramos que o Mirante está presente em todas as plataformas de podcasts.

https://open.spotify.com/episode/1O4om6eHhCjvC6oNTr966W?si=Wzs8gcx_RLObFbbziINNsw

Nós, da Curadoria do OP, estamos contentes com a potência de nossa programação. Esperamos que vocês também estejam gostando…

Beth Mori (SPBsb)

Ana Valeska Maia (SPFor)

Daniela Boianovisky (SPBsb)

Rafaela Degani (SBPdePA)

Renata Zambonelli (SBPSP)

Categoria: Mirante
Tags:
Share This