Mirante-o podcast do OP-Episódio 04/2022

Boa Tarde Colegas,

Publicamos hoje o 4º episódio do Mirante sobre o assunto “Narcisismo e Fake news”.

Ao estudar a psicologia das massas, Freud nos mostra que nos grupos existe um afrouxamento das repressões em busca de uma livre satisfação dos desejos pessoais. O prejuízo dessa verificação da realidade – onde o que importa são as ilusões – soma-se à busca por um líder onde se possa projetar esse ideal libertário. A realidade, muitas vezes, nos decepciona. 

Há tempos temos observado a farta produção do fenômeno conhecido como fake news. Mentiras intencionais e perversas são produzidas com o objetivo de manipular e confundir a população desejosa por essa narrativa ilusória que lhe traga satisfação. 

Sofremos uma sobrecarga de informações sobre as quais temos dificuldades de reconhecer a veracidade. Grupos se juntam em torno de falsas certezas e excluem qualquer pensamento divergente. A busca excessiva pelo pertencimento acaba com a tolerância ao diferente. 

Como convergem os afetos desses indivíduos – presos ao próprio eu e às suas extensões – com as atuais forças políticas de manipulação de massa? 

Para conversar sobre este assunto, convidamos a nossa colega Cíntia Xavier de Albuquerque (SPBsb) e a jornalista Jaqueline Sordi, coordenadora de conteúdo do Observatório do Clima e repórter do Fakebook.eco, primeira plataforma brasileira de combate as fake news ambientais.

Seguem os links do Mirante. Avalie nosso programa nos aplicativos e comente conosco o que você está achando da nossa programação. Agradecemos as sugestões.

SPOTIFY

https://open.spotify.com/episode/3ftMXhjBSe2SsK1OYDEG2l?si=3f826e3eface44fc

AMAZON PODCAST

https://music.amazon.com.br/podcasts/5504b1b7-0cfa-4d0b-9252-bad34d8d74aa/mirante

APPLE PODCAST

https://podcasts.apple.com/br/podcast/mirante/id1613452487?l=en

GOOGLE PODCAST

https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy82OGQ0ODY2NC9wb2RjYXN0L3Jzcw?sa=X&ved=0CAcQrrcFahcKEwiow-bo_vX2AhUAAAAAHQAAAAAQEA

CASTBOX

https://castbox.fm/channel/Mirante-id4823812?country=gb

DEEZER

https://www.deezer.com/br/show/3486827

Equipe da curadoria responsável pelo Programa 

Beth Mori (SPBsB, Coordenadora) 

Equipe de Curadoria: Ana Valeska Maia (SPFor), Daniela Boianovsky (SPBsb), Rafaela Degani (SBPdePA) e Renata Zambonelli (SBPSP)

Categoria: Mirante
Tags:
Share This