Mirante-o podcast do OP-Episódio 03/2022

Publicamos hoje o 3º episódio do Mirante sobre o assunto “Memória e Verdade”

Precisamos lembrar para poder esquecer…  Em 1912, Sigmund Freud nos disse: “aquilo que não pode ser lembrado, acaba por retornar em ato”. 

A primeira geração de psicanalistas buscava transformações na sociedade civil. Freud estimulou os líderes do movimento psicanalítico a desenvolveram clínicas de saúde mental gratuitas, entre 1920 e 1938, em vários países da Europa, na tentativa de buscar justiça social. Isso ocorreu há 100 anos, quando o trauma da primeira guerra marcara um momento histórico semelhante ao que vivemos agora, com a eclosão de governos autoritários em diversas partes do mundo e com tantas guerras em curso. 

No Brasil, 58 anos depois do golpe militar que deu início aos 21 anos de ditadura civil-militar no país, temos um governo que, de hora em hora, atualiza esse trauma marcante em nossa história. 

Maria Rita Kehl, psicanalista que participou da Comissão Nacional da Verdade, nos lembra que no Brasil não houve um ato simbólico e efetivo que excluísse a tortura das práticas admitidas em nosso país. Por isso, negros, pobres e jovens de nossas periferias continuam a ser torturados. 

Na nossa história sangrenta e violenta, contabilizamos o extermínio dos povos indígenas e a escravidão. Temos um passado necrófilo, e um Estado que pouco ou nunca reconheceu seus erros. E quando se desacredita da existência tenebrosa da ditadura, e ainda com o apoio de uma parcela da sociedade, constitui-se aí o horror traumático dessas situações. Precisamos lembrar para poder esquecer…

Para a conversa convidamos a psicanalista Liana Albernaz de Melo Bastos Albernaz, da SBPRJ, professora da UFRJ e membro do grupo Psicanalistas Unidos pela Democracia (PUD) e Edson Teles, professor de Filosofia na Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense. É também militante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura.

Seguem os links do Mirante: 

SPOTIFY

https://open.spotify.com/episode/3ftMXhjBSe2SsK1OYDEG2l?si=3f826e3eface44fc

AMAZON PODCAST

https://music.amazon.com.br/podcasts/5504b1b7-0cfa-4d0b-9252-bad34d8d74aa/mirante

APPLE PODCAST

https://podcasts.apple.com/br/podcast/mirante/id1613452487?l=en

GOOGLE PODCAST

https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy82OGQ0ODY2NC9wb2RjYXN0L3Jzcw?sa=X&ved=0CAcQrrcFahcKEwiow-bo_vX2AhUAAAAAHQAAAAAQEA

CASTBOX

https://castbox.fm/channel/Mirante-id4823812?country=gb

DEEZER

https://www.deezer.com/br/show/3486827

Ouçam e digam o que acharam…

Equipe da curadoria responsável pelo Programa 

Beth Mori, Daniela Boianovsky, Rafaela Degani e Renata Zambonelli 

Categoria: Mirante
Tags:
Share This