T

Clique na imagem para ampliar

FEBRAPSI divulga em suas redes sociais série de entrevistas do Think Tank sobre o Futuro da Psicanálise e da IPA

14 / julho / 2020

A partir de hoje a FEBRAPSI passa a divulgar, aos domingos, entrevistas realizadas com psicanalistas jovens e sêniors que aceitaram o convite do grupo de trabalho Think Tank sobre o Futuro da Psicanálise e da IPA. Este grupo se constituiu a com a ideia central de dar voz e espaço às novas gerações de psicanalistas – um projeto idealizado pelo psicanalista Leopold Nosek (SBPSP) e indicado pela presidente da IPA, Virgínia Ungar, durante o congresso de Buenos Aires, em julho de 2017.  

Desde então, o Think Tank on the Future of Psychoanalysis and IPA começou a pensar em formas de estimular a participação dos psicanalistas mais jovens em nossas instituições e acolher suas contribuições à psicanálise.  O que motivou o grupo de trabalho é a percepção de que os jovens membros associados se mantêm em geral mais distantes das instituições, às quais retornam às vezes muitos anos depois. Por outro lado, tanto os membros dos institutos quanto os mais experientes se mantêm mais presentes e ativos.

Durante o Congresso da FEBRAPSI em Belo Horizonte, em junho de 2019, Leopold Nosek trouxe a ideia de psicanalistas mais velhos entrevistarem psicanalistas mais jovens, sobre o que pensam e o que têm a dizer da psicanálise do presente e do futuro. As entrevistas foram gravadas durante o Congresso e em agosto passado, e agora são divulgadas pela FEBRAPSI, em suas redes sociais.  

O Think Tank teve Nosek como primeiro chair e agora é coordenado por Mariano Horenstein (chair),  Adrienne Harris, Arthur Sheldon Leonoff, Leopold Nosek, Jonathan Sklar e Marcelo Viñar.

Na primeira entrevista da série, o psicanalista Cláudio Laks Eizirik (SPPA), ex-presidente da IPA, entrevista o jovem colega Leonardo Siqueira Araújo (SBPMG), ex-presidente da IPSO (Organização Internacional de Estudos de Psicanálise). As próximas entrevistas têm a participação de Rodrigo Lage Leite (SBPSP) e Leopold Nosek (SBPSP); Paola Amendoeira (SPBsb) e Virginia Ungar, presidente da IPA; e Marielle Kellermann Barbosa (SBPSP) e Roosevelt Cassorla (SBPSP/GEPCampinas).  

Todas as entrevistas poderão ser vistas acessando o canal da FEBRAPSI no Youtube.

Assista à primeira entrevista AQUI.

Share This