T

Clique na imagem para ampliar

Comissão de Infância e Adolescência da FEBRAPSI cria o fórum “Laços virtuais” para psicanalistas de crianças e adolescentes

6 / abril / 2020

Laços Virtuais

A chegada da pandemia do COVID-19 deu-nos tempo curto para migrar o trabalho analítico do consultório para nossas casas, refazendo o contrato com cada analisando, tão assustado quanto nós, analistas.

Equipados de tecnologia, acionamos rapidamente a possibilidade dos laços virtuais, antes vistos por nós com certa desconfiança, e reorganizamos o cenário para receber nossos pacientes.

Mas… algo faltou nesse arranjo emergencial. A casa-consultório encheu-se de palavras e de fantasias, mas ficou sem o espaço do brincar, das caixas/gavetas, dos desenhos e histórias. E nos perguntamos: E nossas crianças, onde estão?

Pensando nelas a Comissão de Infância e Adolescência da FEBRAPSI está abrindo um fórum de discussão para oferecer aos seus psicanalistas de crianças e adolescência, membros da FEBRAPSI, um espaço de troca de experiências a respeito das possíveis e necessárias adaptações, na tentativa de acolher a demanda das crianças e de seus pais.

Os adolescentes, acostumados com a comunicação remota, mostram-se em sua maioria mais confortáveis diante da tela. Entretanto, as crianças, assim como os pais, estão confusas e assustadas com a nova realidade, pois o vírus inundou a vida de ambos.

O que não se alterou foi nossa atitude ética e responsável pelas crianças e seus pais. Nosso papel agora é reinventar o espaço lúdico e criativo, amenizando o sofrimento psíquico das crianças e mantendo vivo os laços e o pensamento.

Convidamos todos os colegas, membros da FEBRAPSI, a dialogar e compartilhar conosco suas experiências, para enfrentarmos juntos esse desconhecido momento de encontros virtuais com as crianças e seus pais. Criamos o espaço Laços Virtuais e esperamos que vocês se unam a nós no Grupo Google que servirá de ponto de encontro para nossas trocas.

Divulgaremos nesse grupo de e-mail, periodicamente, pequenos textos-estímulos sobre as experiências virtuais com crianças e adolescentes. Enviem-nos depoimentos de suas experiências, sem divulgação de descrição clínica para preservar eticamente o sigilo. 

Para participar do grupo, envie apenas seu nome e e-mail válido para [email protected]. Em breve comunicaremos a metodologia detalhada do espaço Laços Virtuais.

Com afeto,

Comissão da Infância e Adolescência da FEBRAPSI.

Joyce Goldstein

Rossana Nicoliello Pinho

Share This