T

Clique na imagem para ampliar

Comissão Cowap Brasil 2020-2021 assume em 1º/dezembro com proposta de expandir cursos sobre sexualidade e gênero na formação psicanalítica

26 / novembro / 2019

A nova Comissão Cowap Brasil, representante nacional do Comitê Mulheres e Psicanálise (Cowap) da IPA, assume no dia 1º de dezembro a gestão 2020-2021. A psicanalista Almira Rodrigues (SPBsb), que nos últimos dois anos representou o Cowap junto à FEBRAPSI, terá como sucessora a colega Rosa Sender Lang, analista didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro.

O Cowap Brasil é uma articulação que reúne os membros Cowap vinculados às Federadas, oficializado junto à Febrapsi em 2005, pelo empenho de Teresa Rocha Leite Haudenschild (SBPSP), então representante do Cowap Brasil. Esta articulação surgiu da necessidade de uma conversa, troca de experiência e apoio mútuo entre as diversas representações e grupos Cowap existentes desde 1998. 

Atualmente o Cowap tem representações em quase todas as federadas integrantes da Febrapsi. Estas representações e grupos de estudo são autônomos para desenvolver seus trabalhos, inclusive em sua constituição/eleições.

O Cowap nas Federadas se insere no âmbito do Cowap Latinoamerica, cuja Co-chair atual é Patricia Alkolombre (APA). Juntamente com a Overall Chair Paula Ellman; a Co-chair para a América do Norte, Cecile Bassen; a Co-chair para a Europa, Cristina Saottini, e seus respectivos membros, constituem o Cowap-IPA, criado em 1998 na gestão de Otto Kernberg.  O Comitê científico Cowap dedica-se a pensar a articulação entre as categorias gênero, sexualidade e psicanálise no contexto contemporâneo, a partir da diversidade sexual e de gênero e das novas conjugalidades, parentalidades, fertilidades.

Fórum e lista de referências

O Cowap Brasil, em sua função de articulação e apoio, dispõe de um Fórum de Discussão no Googlegroups, de um Grupo no Whatsapp, e de uma página atualmente hospedada no website da SPBsb: www.spbsb.org.br  cowap. A página divulga os eventos e iniciativas desenvolvidas por membros Cowap nas Federadas, além de eventos internacionais e as Newsletters do Cowap-IPA. Destaca-se, também, uma extensa listagem de referências bibliográficas sobre feminilidade, masculinidade e gênero, resultado de um projeto do Cowap Latinoamerica desenvolvido pela então Co-chair Cândida Sé Holovko (SBPSP), em sua gestão 2014-2017. As páginas no Facebook e no Instagram do Cowap Brasil ainda estão em fase de afirmação.  

Uma frente importante de trabalho que vem se expandindo é a da oferta de cursos sobre sexualidade e gênero ministrados por membros Cowap no âmbito da formação psicanalítica dos candidatos. Estas experiências vêm ocorrendo na SBPSP, com cursos ministrados por Teresa Rocha Leite Haudenschild, Cândida Sé Holovko e Jurenice Alvares Picado. Sua divulgação é fundamental como estímulo e subsídio para outros membros de Federadas desenvolverem experiências semelhantes.  

A responsabilidade maior a cargo da Comissão Cowap Brasil é a organização de duas Mesas Redondas no Congresso Brasileiro de Psicanálise – uma de Comunidade e Cultura e outra de Clínica, cuja articulação é realizada pela representante do Cowap Brasil junto à Febrapsi. Esta participação oficial no Congresso Febrapsi data de 1999 e também foi conquistada com o empenho de Teresa Haudenschild. 

Desde a atual gestão, 2018-2019, a representação do Cowap Brasil junto à Febrapsi passou a integrar uma Comissão Cowap Brasil. A Comissão para a Gestão 2020/2021 assume em consonância com a mudança de diretoria da Febrapsi e ficou assim constituída:

Rosa Sender Lang (SPRJ) – representante do Cowap Brasil junto à Febrapsi

Juliana Picado Alvares R. dos Santos (SBPSP/filiada) – representante do Cowap Brasil junto à ABC

Teresa Haudenschild (SBPSP – assessoria)

Almira Rodrigues (enlace Cowap – SPBsb)

Anna Lúcia Melgaço (enlace Cowap – SBPRJ)

Eliane de Andrade (enlace Cowap – SBPMG)

Eliane Souto de Abreu (enlace Cowap – SPFOR)

Gleda Brandão Araújo (enlace Cowap – SPMS)

Jurenice Picado Alvares (enlace Cowap – SBPSP)

Nadia Franco (enlace Cowap – SPRJ)

Renata Viola Vives (enlace Cowap – SBPdePA)

 

(Por Almira Rodrigues – representante do Cowap Brasil junto à Febrapsi – Gestão 2018-2019)

Share This