T

Clique na imagem para ampliar

Carta Aberta do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras

20 / setembro / 2024

Diante de um cenário preocupante, no qual observamos a proliferação desenfreada de cursos sobre psicanálise oferecidos por instituições que não tem tradição na área ou que não dispõem de requisitos mínimos para formar psicanalistas, o Movimento Articulação das Entidades Brasileiras de Psicanálise elaborou um manifesto que apoiamos e estamos divulgando hoje amplamente em nossas redes.
Solicitamos aos colegas e às Federadas que colaborem para informar a população a respeito do que, desde os primórdios da Psicanálise, se estabeleceu como o tripé básico para uma formação psicanalítica: seminários clínicos e teóricos, supervisão de casos e análise pessoal.
Ressaltamos o fato de todas as Sociedades e Grupos de Estudos ligados à Febrapsi, além dos Núcleos, terem assinado o documento, dispondo-se a participar de um esforço fraterno, amplo e conjunto em defesa da população brasileira e da prática psicanalítica no país, buscando o diálogo e a cooperação interinstitucional.
Conselho Diretor da Febrapsi