No último final de semana, durante o Rock in Rio, Dan Reynolds, vocalista do Imagine Dragons fez um discurso emocionado a respeito da importância de ter feito terapia ao longo da vida. Não foi a primeira vez. Em ocasiões anteriores, Reynolds já havia mencionado a luta contra uma depressão, que sabemos ser árdua, incentivando a audiência a conversar sobre suas dores.
O ato é louvável. Pessoas públicas buscam psicanálise ou psicoterapia com frequência, mas nem sempre se dispõem a falar abertamente a respeito. Em outros tempos, Clint Eastwood, Jane Fonda e Tom Jobim fizeram o mesmo. Tom tinha uma frase brincalhona sobre sua análise: “meu problema é de piano”. Recentemente, Rebeca Andrade, Simone Biles, Richarlison e outros atletas abordaram o assunto, incentivando outras pessoas a levarem a sério o tema da Saúde Mental. Trata-se de uma decisão, sobretudo, generosa: contar algo da própria história para incentivar outros a procurar ajuda.
Dez de setembro é conhecido como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Estima-se que tenhamos 14 mil casos de suicídio por ano no Brasil, um número alarmante, especialmente entre os jovens.
Procure um psicanalista bem formado e ajude os que estiverem no seu entorno a fazerem o mesmo sempre que for necessário.