EDITAL DE SELEÇÃO DE PRETENDENTES À FORMAÇÃO PSICANALÍTICA - 2022 - SPFOR
T

Clique na imagem para ampliar

Seleção de pretendentes à formação psicanalítica de 2022

EDITAL DE SELEÇÃO DE PRETENDENTES À FORMAÇÃO PSICANALÍTICA – 2022
 
SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE FORTALEZA – SPFOR

(Sociedade Componente da International Psychoanalytical Association – IPA)

 INSTITUTO DE ENSINO E FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

O Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da SPFOR informa, por meio desse edital, a abertura do processo de seleção para a próxima turma de Formação em Psicanálise segundo os padrões da International Psychoanalytical Association (IPA), instituição fundada por Sigmund Freud.

Os interessados em fazer a Formação em Psicanálise (daqui em diante referida como Formação) devem, antes de se inscreverem, ler com atenção o Anexo 1 – “Critérios e passos para a Formação psicanalítica da SPFOR”,  documento que contém informações essenciais sobre o processo de Formação.

Regulamento do processo de seleção

Serão aceitas, para esse processo de seleção, inscrições de pretendentes que sejam graduados em medicina ou psicologia ou de graduandos que estejam cursando o último ano de sua graduação em medicina ou psicologia no momento da inscrição.

Esse processo seletivo segue as seguintes orientações:

A inscrição será feita pelo e-mail [email protected], da SPFOR, no período de 13 de julho a 26 de agosto de 2022.

Documentos a ser enviados no e-mail de inscrição:

  1. Requerimento de inscrição no processo seletivo para a Formação, dirigido à direção do Instituto, conforme modelo (anexo 2) – devidamente preenchido e enviado como documento do Word
  2. Ficha de identificação (anexo 3) – devidamente preenchida e enviada como documento do Word
  3. Documento de identidade com foto (RG ou CHN ou CTPS) – enviar em arquivo de imagem JPEG
  4. Foto tipo 3X4 recente – enviar em arquivo de imagem JPEG
  5. Cópia de documento de inscrição no Conselho Regional da profissão do pretendente – enviar em arquivo de imagem JPEG

5.1 Os pretendentes graduandos do último ano de medicina ou psicologia devem enviar uma declaração da direção do curso de que estão regularmente matriculados cursando o último ano de sua graduação.

5.2 Portadores de diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão apresentar prova de revalidação dos mesmos, de acordo com a legislação brasileira.

  1. Curriculum Vitae – enviar em documento do Word
  2. Memorial – relato no qual o pretendente explicita os motivos pelos quais deseja fazer a Formação no Instituto de Psicanálise da SPFOR (enviar em documento do Word).  O memorial é uma peça muito importante para o processo seletivo e merece cuidado especial. Diferentemente do currículo, ele é uma apresentação mais reflexiva do pretendente e pode contribuir para as entrevistas.
  3. Declaração de conhecimento dos termos que regulamentam esse processo de seleção, conforme modelo (anexo 4) devidamente preenchido e enviado em documento do Word;
  4. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), a ser depositada para: Sociedade Psicanalítica de Fortaleza, como transferência bancária para Banco Sicredi (748), Agência 2301, Conta Corrente 2843-6 ou como PIX (CNPJ 05.358.763/0001-22).

Etapas do processo seletivo

1ª etapa – Inscrições – feitas por e-mail, entre 13/07/22 e 26/08/22

2ª etapa – Primeiras entrevistas – o pretendente fará três entrevistas individuais com três analistas didatas da Comissão de Ensino da SPFOR, indicados pela direção do Instituto.

Procedimento para essa etapa: após a inscrição ser considerada realizada, ou seja, após a verificação do envio completo e correto dos documentos solicitados e da confirmação da transferência bancária, o pretendente receberá, por e-mail, o nome dos três analistas entrevistadores, os quais farão contato com o pretendente, por meio do WhatsApp, para agendar as entrevistas, que deverão ocorrer no período de 12/08/22 a 14/10/22. O valor de cada entrevista, R$ 200,00 (duzentos reais), deverá ser depositado na conta bancária da SPFOR, até o dia anterior à data da realização da entrevista.

3ª etapa – Divulgação dos resultados da primeira fase do processo seletivo – Cada pretendente receberá o resultado, ou seja, se obteve ou não aprovação nessa fase do processo de seleção, em seu  e-mail individual, no período entre os dias 21 e 30 de novembro de 2022.

4ª etapa – Análise prévia – Após aprovação, o pretendente, agora chamado postulante, dará início à análise prévia, com frequência mínima de três sessões por semana e duração de, no mínimo, um ano, com um dos analistas com função didática da SPFOR, devendo iniciar sua análise, no máximo, até janeiro de 2023.

5ª etapa – Segunda fase de entrevistas – Após o período de um ano, o postulante deverá se submeter à segunda fase de entrevistas, na qual será novamente avaliado por três analistas didatas da Comissão de Ensino da SPFOR. Somente nesse momento, o processo seletivo será concluído. A aprovação na segunda fase de entrevistas habilita o postulante a começar a Formação, que tem início com a análise didática e os seminários teóricos. O postulante passa agora a ser nomeado como analista em formação, ou como a tradição consagrou, candidato.

Fortaleza, 12 de julho de 2022

Petrônio Sá Benevides Magalhães Júnior – Diretor presidente

Maria Haydée Augusto Brito – Diretora do Instituto

BAIXE OS DOCUMENTOS REFERENTES AO PROCESSO SELETIVO

Anexo 1 – Formação Psicanalítica

Anexo 2 – Requerimento

Anexo 3 – Identificação

Anexo 4 – Declaração

Edital seleção 2022

Share This