T

Clique na imagem para ampliar

“Quinta Científica dos Candidatos”

Convidamos a todos para prestigiar a “Quinta Científica dos Candidatos” que ocorrerá dia 07 de dezembro de 2017 (quinta-feira), às 20h30, no Anfiteatro da SPPA. Apresentação do trabalho “Pesquisa em Psicanálise: um olhar sobre o observador”, de autoria de Rafael Mondrzak.

Comentaristas: Grupo de Estudos de Epistemologia Psicanalítica (Viviane Mondrzak – coordenadora do grupo, Alice Lewkowicz, Anna Luiza Kauffmann, Eneida Iankilevich, Gisha Brodacz, Gustavo Soares, Idel Mondrzak, Luiz Ernesto Pellanda, Sérgio Lewkowicz)

Clique para acessar o trabalho: https://www.dropbox.com/s/08yso11gs5fuo42/Trabalho%20071217.pdf?dl=0

A pesquisa psicanalítica, assim como a teoria e a técnica, são fruto direto das raízes positivistas e cientificistas do início do século XX. Mesmo com a psicanálise em si evoluindo em inúmeros aspectos, acredito que o método como se vem fazendo pesquisa em psicanálise mudou pouco. Nesta apresentação, pretendo abordar de forma breve e não categórica, a intimidade estabelecida ao longo do tempo entre pesquisa em psicanálise (leia –se: do funcionamento psíquico) e o modo de pensa –la através do cognitivismo como parte das ciências cognitivas que enfatizam a objetividade como achado primordial e científico. Minhas perguntas-chave foram duas: ainda estamos lutando contra o pensamento linear e antropocêntrico daquilo que o homem observa, comprova e refuta para verdades absolutas? Quem está estudando a forma como pesquisamos a mente da maneira menos objetiva e científica possível, sem apelar ao empirismo ou misticismo? Meu trabalho engatinha e utilizo-me de teorias oriundas da Escolha Chilena de Biologia e Epistemologia, através de seus representantes Humberto Maturana e Francisco Varela, para ganhar firmeza inicial. Nesta atividade, pretendo atrelar um novo pilar ao trabalho em construção com a contribuição dos colegas presentes e do Grupo de Estudos de Epistemologia Psicanalítica da SPPA.

Atenciosamente,
Diretoria da Associação de Candidatos

Share This