T

Clique na imagem para ampliar

Matrizes Literárias no Pensamento de Bion – 6° Encontro

No mês de junho teremos a realização do último evento do ciclo de palestras intitulado Algumas Matrizes Literárias da Obra Bion, estaremos então encerrando um longo e frutífero percurso de uma semente plantada em 2018 com o evento Matrizes Míticas na Obra de Bion, organizado como parte do Encontro Internacional Bion: Pensamentos Selvagens realizado em Ribeirão Preto no mesmo ano. Devido ao grande entusiasmo que o primeiro ciclo de encontros causou, em seguida, a Comissão do Espaço Cultural da SBPRP empenhou-se em continuar seguindo as matrizes do pensamento do brilhante Dr. Bion e percorreu a Filosofia, até chegarmos hoje em 2022 nas matrizes literárias. Três edições que abrangeram temas fundamentais para a compreensão do complexo pensamento do Dr. Bion e muito relevantes também a quem se interessa por literatura, mitologia, filosofia e psicanálise.

Nosso encerramento contempla a valiosa obra do Dr. Bion composta, por três volumes que leva o nome: Memória do Futuro. Para conduzir nossa viagem teremos convidados que foram especialmente escolhidos para compor uma trinca, que trança a psicanálise, a poesia e a literatura, para tanto teremos uma psicanalista exímia conhecedora da obra de Bion, uma poeta que percorre terrenos estrangeiros da língua, da literatura e da psicanálise e um professor de literatura que aprofundou seus estudos em títulos muito visitados por Bion, como aqueles escritos por Samuel Beckett. Nossos ilustres convidados são: A Dra. Ester Hadassa Sandler médica psicanalista, analista didata da SBPRP, dentre tantas outras funções ela ministra seminários sobre a obra do Dr. Bion; a poeta e tradutora literária Francesca Cricelli que também é doutora em letras estrangeiras e Tradução pela USP; e o Prof. Dr. Fabio Rigatto de Souza Andrade, atualmente professor associado do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, e lidera o grupo de pesquisa e Estudo em Samuel Beckett.

Nosso encontro ocorrerá em 25 de junho de 2022, às 9h, que será exclusivamente on-line, na sede virtual da SBPRP e promete ser imperdível!

Em nome da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto nossa Comissão convida a todos! As inscrições abertas pelo site: https://sbprp.org.br/proximos-eventos

Autora: Luciana Marchetti Torrano

ATENÇÃO: A título de exceção, o link de participação deste evento será enviado por e-mail algumas horas antes do evento. Caso não receba ou tena alguma dificuldade de acesso, entre em contato pelo e-mail [email protected], que estaremos de plantão desde 30 minutos antes do evento para auxiliar.

Comissão do Espaço Cultural
Marta Dominguez Sotelino – Coordenadora
Lídia Neves Campanelli
Cristina Mendonça
Fabiana Elias Goulart de A. Moura
Luciana Marchetti Torrano
Luzdalma de Maio Barbosa Vieira
Maria Aparecida Senna de Oliveira

Share This