T

Clique na imagem para ampliar

Fórum Científico: Você perdeu a conexão? Sonhando os congelamentos

A Diretoria Científica da SBPRP convida a todos para o Fórum Científico “Você perdeu a conexão? Sonhando os congelamentos” que acontecerá em 11 de junho próximo. Nossos convidados, Antônio Carlos Eva e Miguel Marques, apresentarão seus “Estímulos”, pequenos textos que contemplem a troca de ideias sobre suas experiências clínicas presenciais e on-line.

Faça sua inscrição pelo site: https://sbprp.org.br/proximos-eventos/

Após a leitura dos Estímulos, nos dividiremos em pequenos grupos para discussão das ideias que nos estimularão. Em seguida voltamos todos para a discussão em plenária, onde conversaremos livremente com nossos convidados.

A psicanálise sofreu um grande impacto com a chegada da pandemia do coronavírus. Todos nós, que estávamos acostumados a atender nossos pacientes presencialmente, nos sentimos ameaçados de perder a conexão com o processo analítico, mas nos dispomos a lidar com a tecnologia para seguir trabalhando.

Logo descobrimos que precisávamos obter aparelhos e sistemas de tecnologia eficientes, que hoje são parte importante tanto para os encontros com nossos pares como do setting analítico.

Estamos acostumados há tempos com a tecnologia em nosso cotidiano, realizando boa parte de nossas tarefas de forma digital. Muitos de nossos analisandos sentem como se a vida digital fosse a extensão de seus próprios corpos e mentes. Às vezes, nos aparece como uma indivisível parte do seus egos, dos seus “si mesmos”. Nesse sentido, os computadores e o ciberespaço podem ser tomados como uma extensão do mundo intrapsíquico, em que todos estão longe e perto ao mesmo tempo?

Temos muito o que pensar e discutir sobre esse novo paradigma, pois ele é dirigido a nós psicanalistas, que previamente tínhamos apenas um, visto que já temos uma geração nascida na era digital e que a considera um ponto de partida lógico e natural. Essa geração distingue o contato envolvendo proximidade corporal e proximidade digital de modo diferente do que significam para nós.

O momento é de incluirmos em nossas observações, essa ordem de significados que não são excludentes, para que se incorporem afetivamente e se complementem em nossas experiências clínicas e em nossas teorias.

Que tenhamos um encontro fértil e revitalizador. Sejam todos muito bem-vindos!

Thaís Helena Thomé Marques – Diretora da Diretoria Científica da SBPRP

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA:
9:00h Abertura – Thaís Helena Thomé Marques
9:30h Apresentação de Estímulo – Antônio Carlos Eva
9:45h Apresentação de Estímulo – Miguel Marques
10:00h Reunião em pequenos grupos de discussão
10:50h Intervalo
11:00 Conversa aberta em plenária dos participantes com os apresentadores
12:00 Encerramento.

Share This