T

Clique na imagem para ampliar

Decolonialidade e Psicanálise: debates sobre a questão da cor

Decolonialidade e Psicanálise: debates sobre a questão da cor

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA), por meio do Núcleo de Estudos sobre Colonialismo, Racismo e Desigualdade, convida para a atividade científica “Decolonialidade e Psicanálise: debates sobre a questão da cor”, um encontro que propõe refletir sobre os atravessamentos raciais na constituição do sujeito, no campo transferencial e na própria construção do saber psicanalítico.

Data: 21 de maio de 2025

⏰ Horário: 20h

Formato: Híbrido — com encontro presencial na Sede da Brasileira

Endereço: Praça Dr. Maurício Cardoso, 07 | Moinhos de Vento | Porto Alegre

Com a participação de:

Ignácio Alves Paim Filho — Psicanalista, escritor, membro titular com função didática da SBPdePA e da Comissão Ubuntu. Autor e coautor de obras como Racismo: por uma psicanálise implicada e Racismo e Psicanálise: a saída da grande noite.

Maria José T. Barbosa Irmã — Psicanalista, membro filiado da SBPSP e integrante da Comissão Virgínia Bicudo. Organizadora do livro Uma questão de cor: decolonialidade e psicanálise.

Rafaela Degani — Psicanalista, membro associado da SBPdePA e do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Organizadora de A analista grávida e Uma questão de cor, autora do romance Menina em Claro.

O evento se propõe como uma ação afirmativa em direção ao letramento racial no campo psicanalítico, abrindo espaço para escutas plurais e investigações que confrontem os limites de uma psicanálise ainda marcada por referenciais eurocentrados.

Inscrições e mais informações: sbpdepa.org.br

 [email protected] | WhatsApp (51) 99251-0162

Share This