T

Clique na imagem para ampliar

Curso de férias – Entre feridas e escuta: Caminhos com Ferenczi

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho, às 20h, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA) realiza o curso de férias “Entre feridas e escuta: Caminhos com Ferenczi”, em formato on-line. A atividade integra a programação científica da instituição por meio da Diretoria da Comunidade e Cultura.

Estudar Sándor Ferenczi não é apenas revisitar um autor clássico da psicanálise, mas entrar em contato com um pensamento que permanece profundamente atual para a compreensão da clínica contemporânea. O curso propõe uma reflexão sobre o trauma como elemento central da experiência psíquica, destacando especialmente os efeitos dos traumas precoces na constituição subjetiva e a importância da implicação ética e sensível do terapeuta no processo de cuidado.

Ao longo dos encontros, serão abordados temas fundamentais da obra de Ferenczi, como sua trajetória e principais contribuições teóricas, as questões relacionadas ao trauma, as reflexões sobre a técnica psicanalítica e a crítica da razão masoquista. O percurso busca apresentar conceitos que seguem influenciando a prática clínica e os debates psicanalíticos atuais, oferecendo uma oportunidade de aprofundamento em uma das vertentes mais sensíveis e inovadoras da psicanálise.

A atividade contará com a participação de Luciana Saraiva Schmal, Vera Hartmann, Clarice Tesch e Daniel Kupermann, reunindo diferentes perspectivas sobre a obra e o legado de Ferenczi. A coordenação é de Manoela Costa Haag.

O curso é destinado a profissionais da área psi, estudantes e demais interessados nos estudos psicanalíticos. A atividade conta ainda com vagas afirmativas gratuitas destinadas a profissionais e estudantes negros(as), indígenas e quilombolas.

Share This