T

Clique na imagem para ampliar

CURSO 2 OFICINAS DE SENSIBILIDADE: EXPERIÊNCIAS CLÍNICAS E CULTURAIS – DEZEMBRO

Diretoria de Cultura e Comunidade – 2021
Diretor: João A. Frayze-Pereira.
 
Comissão:  
Lila Schwartz, Marisa Granchelli, Marlene Rozenberg, Mirian Malzyner, Norma Lottenberg Semer, Raquel Pires, Tânia Zalcberg .
 
PROGRAMA “Clínica e Cultura”
 
O objetivo mais amplo desse Programa é oferecer subsídios teóricos e clínicos para uma reflexão sobre as articulações entre cultura e psicanálise. Mas, o que entendemos pelo termo cultura? Uma definição geral desse termo é a seguinte: cultura é o modo de vida do ser humano, entendido como animal simbólico (Cassirer). Esta é uma concepção que alcança o universal. E, ao mesmo tempo, inclui o particular, pois a palavra modo aponta para a particularidade do sistema de regras que define as relações sociais e os objetos, as formas de conhecer, pensar, agir, sentir e expressar, em suma, as condições materiais e simbólicas de uma sociedade historicamente determinada. Nesse contexto, cabe refletir não apenas sobre a presença da cultura na psicanálise, mas sobre a necessidade da primeira para o exercício da segunda, assim como sobre o uso da psicanálise para a interpretação dos fenômenos culturais nas suas especificidades.
 
O Programa será desenvolvido na forma de dois cursos: o curso 1, por intermédio de reuniões mensais cujos temas serão abordados em palestras abertas à discussão com os presentes; o curso 2, na forma de oficinas de trabalho sensível cujos temas clínico-culturais serão apresentados como estímulos. Tais temas, desenvolvidos junto aos participantes, têm o propósito de promover uma reflexão, mediada pelos coordenadores, para sensibilizar o grupo.  Para participar das atividades, os interessados deverão se inscrever no site da SBPSP. As oficinas terão número limitado de inscrições. Membros filiados ao Instituto e membros da SBPSP estão isentos da taxa de inscrição.
 
 
Será fornecido certificado de participação ao inscrito que tiver 75 % de frequência.
 
Valor da inscrição em cada oficina: R$30,00.
https://sistemas.sbpsp.com.br:83/storage/newsletter/files/IMAGEM.jpg
Share This