T

Clique na imagem para ampliar

Apresentação do Livro “Marcha do Silêncio”, de Itamar Cardin

O GEP Marília e Região convida para a apresentação do livro “Marcha do Silêncio”, escrito pelo jornalista Itamar Cardin. O evento conta com a participação da psicanalista da SBPSP, Sílvia Lobo, nos comentários.

Ocorre no dia 08 de maio, às 20h30, gratuitamente, em formato on-line via Zoom (ID da reunião: 818 2991 2482 | Senha: 214922).

Mais informações: (14) 99614-6782 | https://www.psicanalisemarilia.com.br/

Sobre o livro:

Hanry não voltou para casa em 21 de novembro de 2002. No dia seguinte, após procurá-lo por toda a comunidade onde moravam no Rio de Janeiro, Márcia, sua mãe, descobriu que o filho de 16 anos havia sido morto em uma troca de tiros com a polícia. Era mais um auto de resistência nas periferias brasileiras. Era?

Alertada pelos próprios moradores de que Hanry fora morto injustamente, Márcia iniciou uma busca improvável: investigar como o próprio filho morreu. Foram anos descobrindo testemunhas, vasculhando vielas e revisitando cada minuto daquele 21 de novembro. Até que finalmente a verdade (ou parte dela) viesse à tona e escancarasse as marcas da violência policial contra o negro brasileiro.

Com um extenso trabalho de pesquisa que se debruçou sobre o inquérito policial, o processo jurídico e contou com dezenas de entrevistas com Márcia, além de testemunhas, familiares de Hanry, autoridades e outras mães em condição semelhante, “Marcha do Silêncio” narra a luta trágica de uma mãe para provar a inocência do filho morto – e como, em meio a essa busca, o trauma deixa marcas irreparáveis na constituição dos sujeitos.

Share This