T

Clique na imagem para ampliar

1º DIÁLOGO PSICANALÍTICO BRASIL – FRANÇA

DIÁLOGOS PSICANALÍTICOS BRASIL – FRANÇA
 
No sábado 1º de abril de 2023 realizaremos o 1º Diálogos Psicanalíticos Brasil – França. Esse encontro reúne as 6 Sociedades brasileiras (SBPPA, SPPA, SBPRJ, SBP Brasília, SBP Campinas e a SBPSP) que participam anualmente do Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa (CPLF)  e tem como objetivo aproximar os psicanalistas brasileiros das ideias dos autores que apresentaram seu relatório sobre um tema no último CPLF.
 
Vale deixar uma breve explicação sobre o CPLF. Os grupos de estudo de cerca de 20 países recebem no final de setembro de cada ano, dois relatórios escritos por dois psicanalistas de Sociedades diferentes pertencentes ao grupo. Os autores começam a preparar esses relatórios, que são temáticos, com anos de antecedência.
 
Esse formato de congresso nos parece muito interessante, uma vez que todos os Grupos de estudo das Sociedades que participam começam a discutir com oito meses de antecedência os dois trabalhos. Durante o congresso a discussão se faz em sessões plenárias com todos os participantes, os dois autores e dois comentadores, e num segundo momento em pequenos grupos, propiciando um grande “mergulho” no tema.
 
Gostaríamos de convidá-los a participar do 1º Diálogos Psicanalíticos Brasil – França que contarão com nossa convidada a Sra. Josiane Chambrier-Slama, Membro Titular e Analista Formadora da Sociedade Psicanalítica de Paris, que escreveu seu relatório sobre o tema do CPLF 2022, O objeto, o outro. Uma tradução do relatório encontra-se disponível na Biblioteca da SBPSP. Além disso, o formato se inspira no do CPLF, com uma grande sessão plenária e depois vários ateliês para discutir as ideias trazidas pela colega francesa e pela discussão plenária.
 
HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA.
Share This