SOS Brasil – Atendimento psicanalítico emergencial

Nome do autor: Alicia Beatriz Dorado de Lisondo

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas (SBPCamp)

Edição: 2023, 1ª. Edição, Editora Blucher, São Paulo

E-mail: alicia.beatriz.lisondo@gmail

 

Sobre a obra:

Este livro reflete o trabalho de um grupo de analistas dedicado a atender psicologicamente as populações vulneráveis e nos mostra como a psicanálise pode ser fundamental em situações de crise e emergências em contextos comunitários variados. Os membros das famílias são amparados em sua subjetividade e em seus vínculos. Cada um deles será pensado e contido pela equipe do SOS Brasil, que nos fornece um valioso modelo de intervenção psicanalítica emergencial. Espero que este trabalho fertilize a paisagem emocional da nossa sociedade.

Mônica Cardenal
Associação Psicanalítica de Buenos Aires

O ato corajoso de criar o SOS Brasil para atender aos bebês e concretizar um trabalho em grupo para refletirmos, todos os envolvidos neste trabalho excepcional, representa um etos de coragem e luta contra o mal, e a possibilidade de compartilhar amor, ternura, acompanhamento e conversa nas situações em que a vida é dura e cruel. O livro, que transmite o état d’esprit deste ser, fazer e criar neste “mondo cane”, é um maravilhoso ato de ética nas sociedades em que vivemos.

Dra. Yolanda Gampel
Sociedade Psicanalítica de Israel

Share This