Seu sofrimento tem nome: a condição humana à luz da perspectiva psicanalítica

Autoria:  Crisélia Sanromán Barral

Sociedade: Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) 

Edição: 2021, 1ª edição, Editora Juruá, Curitiba 

E-mail: [email protected]

 

Sobre a obra:

A obra foi concebida para as pessoas interessadas em compreender o mundo emocional desde a perspectiva psicanalítica. No entanto, dialoga com cenários múltiplos (filósofos, sociólogos, poetas, líderes espirituais e escritores). A escrita acessível e as pequenas vinhetas ao longo de cada capítulo auxiliam no entendimento do pensamento exposto. É composta de quatro partes:

  1. Aborda as questões associadas ao adoecimento emocional, esmiuçando as diferentes atuações de cada profissional da área de saúde mental;
  2. Desvendar os principais transtornos emocionais, nomeando seus sintomas, sua gênese e possíveis tratamentos.
  3. Elucida as fases de desenvolvimento e as adversidades da existência humana às quais estamos sujeitos (adolescência, crise da meia-idade, envelhescência, sofrimento no trabalho, impasses amorosos, obstáculos na relação com filhos adultos e pais idosos, morar no estrangeiro, viver só, maternidade, os efeitos da aposentadoria).
  4. Debate acerca das origens de determinados afetos (inveja, ressentimento, ódio, generosidade sem limite) e as repercussões no psiquismo, assim como os efeitos nas relações com o mundo interno e externo.

Os textos buscam estabelecer diálogo com o leitor a partir de indagações e contestações às possíveis questões que podem surgir durante a leitura.

Share This