Por que não psicanálise?

Observatório Psicanalítico 31/2017

Ensaios sobre acontecimentos sociais, culturais e políticos do Brasil e do mundo 

 

Por que não psicanálise? 

A clínica psicanalítica acessível na relação com a cidade

Magda Khouri

Diretora de atendimento à comunidade da SBPSP, sobre simpósio realizado dias 6 e 7 de outubro pela Associação dos Membros Filiados em parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

 

A proposta da equipe organizadora do simpósio, coordenada por Eduardo Martins[1], de convidar vários psicanalistas para contar o que fazem em seus projetos nos diferentes territórios, deu corpo e alma a esse campo de ação que trata da Psicanálise extramuros ou Psicanálise a céu aberto, como chamamos um projeto da FEPAL, ou ainda Clínica extensa, de Fabio Herrmann.

 

O formato mais expositivo, escolhido pela comissão, já nos coloca na posição de escutadores:  em um primeiro momento conhecer o trabalho desenvolvido para construirmos juntos uma reflexão a partir do frescor dessas experiências. Em todas as exposições se evidenciou como opera o método psicanalítico em diferentes settings, seus limites e sua potência. 

 

Christian Dunker apresentou a Clínica do cuidado, trabalho com os refugiados de Belo Monte que foram arrancados do mundo ao qual pertenciam e lançados em territórios que não reconhecem, nem se reconhecem.  Logo de início se desconstroem as formas convencionais de atendimento, o que exigiu da equipe criar novas maneiras de tratar do sofrimento causado nessas pessoas.

 

Entre a escuta individual e coletiva, uma outra dimensão desse projeto se dá quando as doenças ganham uma conotação política, à medida que o adoecimento psíquico ou do corpo eram desvinculados do impacto social ocorrido. Aí a escuta psicanalítica entra como possibilidade de considerá-los na relação com a sua própria experiência de adoecimento, ao acolhê-los em sua maneira singular de sofrer. São questões que ressurgem nas apresentações de Cleusa Pavan, O que pode um psicanalista no SUS?, e Rosana Onocko Campos, Psicanálise e saúde coletiva.

 

No complexo sistema da saúde pública, muitos desafios são colocados à psicanálise. Na fala de Cleusa, que discutiu a Política Nacional de Humanização do SUS, acentuaria a construção de uma rede de trabalho terapêutico que crie uma espécie de movimento contagiante, onde o cuidado com o sofrimento psíquico seja um disparador de refundação de mundos. Rosana coloca em pauta a nossa forte desigualdade social. Partindo da ideia de que subjetividade e política nunca estiveram separadas na sua fundação, mostra como as histórias de violência não processadas acabam por ser transmitidas transgeracionalmente, provocando silêncio e humilhação. Tal complexa passagem para uma dimensão coletiva, que colabore para estruturar modelos de saúde mental, ainda precisaria ser muito explorada pelas nossas sociedades de psicanálise.

 

Um dos dispositivos que a psicanálise pode contribuir é instituir a clínica da clínica, ou seja, cuidar dos cuidadores. Nesse sentido, a diretoria de atendimento à comunidade da SBPSP tem dirigido o seu trabalho aos agentes de educação, de saúde mental, da área jurídica e de outros setores da cidade, criando convênios e parcerias que tem se consolidado ao longo do tempo. 

 

Como mais um exemplo da psicanálise onde ela se faz necessária (Herrmann), Oswaldo Ferreira Leite e sua equipe (IPQ) mantêm a presença da escuta psicanalítica na formação dos médicos e um permanente serviço de psicoterapia, talvez um dos maiores do país.

 

O Projeto Clínica aberta, descrito por Tales Ab’Sáber, articula a dimensão íntima e política, afirmando que desejo de política é desejo de psicanálise. Um grupo de psicanalistas atendem todos os sábados em dois pontos da cidade. Essa modalidade de escuta clínica me remeteu ao projeto Converse com o psicanalista, sugerida por Leopold Nosek e realizada por Oswaldo Ferreira Leite de, 2008 a 2010, quando todas as sextas-feiras se instalavam no Centro Cultural São Paulo. Oswaldo destaca a rapidez com que as pessoas se vinculavam e se instaurava o encontro psicanalítico.

 

Por fim, o Projeto Coletivo Escutando a cidade, experiência estética, política e reflexiva que propõe uma escuta psicanalítica da cidade através da fala de seus cidadãos, de Miriam Chnaiderman e sua equipe.

 

Como suporte do fazer clínico nessas várias formas apresentadas, é valioso o conceito sobre o enquadre interno do psicanalista, proposto por André Green, que é, em última instância, o próprio analista em sua função de guardião do tratamento do paciente. 

 

A marca de uma psicanálise antropológica é outra ideia que sustenta tais experiências, como Herrmann descreve em um comentário inédito, em 2006: “A tarefa da extensão da clínica impõe consideração ao problema da escuta psicanalítica dar-se fora da cultura onde nasceu a Psicanálise. Uma antropologia do saber psicanalítico. Mostra que a escuta psicanalítica é um ouvir psicanaliticamente o que já lá está. Não é inventar a psicanálise de um certo lugar, mas aprender com o lugar sem forçar sentidos”.

 

A meu ver, são avanços que nos convocam a desenvolver uma escuta mais radical, implicados com a dor, a angústia, o sofrimento do outro, onde quer que se empregue o método psicanalítico, dentro ou fora dos consultórios. 

 

Penso que o simpósio mereceria o título do belo texto de Mia Couto:  Por um mundo escutador

 

“Me entristece o quanto deixamos de escutar. Deixamos de escutar as vozes que são diferentes, os silêncios que são diversos. E deixamos de escutar não porque nos rodeasse o silêncio. Ficamos surdos pelo excesso de palavras, ficamos autistas pelo excesso de informação”.

 

[1] Comissão organizadora: Eduardo Martins (coord), Oswaldo Ferreira Leite Netto, Paula Ramalho da Silva, Olivia Falavina, Ludmila Frateschi, Peu Robles, Paula Camarão, Renata Zamborelli.

 

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores).

Categoria:
Tags:
Share This