Observatório Psicanalítico OP 635/2025

 

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do mundo  

O que é a RTP-Febrapsi? 

Ana Clara Duarte Gavião (SBPSP) 

A Reunião de Treinamento em Pesquisa (RTP) da Febrapsi, inspirada no modelo promovido pela IPA há 27 anos, é um encontro entre pesquisadores do campo psicanalítico, incluindo membros da Febrapsi e psicanalistas, professores e orientadores de pós-graduação de outras instituições acadêmicas e de saúde. 

Trata-se de um exercício intensivo de troca de conhecimentos psicanalíticos, científicos e metodológicos, que se mostrou extremamente enriquecedor em sua primeira edição, realizada de 20 a 22 de novembro de 2025 na sede da SBPSP, a partir da iniciativa da diretoria da Febrapsi, em parceria com Rogério Lerner, membro da SBPSP, do Comitê de Pesquisa da IPA, coordenador do RTP-IPA e docente da USP. 

A iniciativa obteve total apoio e disponibilidade do Conselho Científico da Febrapsi para sua organização, somados à aprovação da assembleia de delegados em junho de 2024, em Florianópolis, com a receptividade de Magda Khoury, presidente da SBPSP, ao conceder o acolhedor espaço da sede em São Paulo. Agradecemos a atenção eficiência e gentileza da Fabiana Santos e toda a equipe da secretaria da SBPSP. 

Foram três dias de imersão no compartilhamento e discussão de 19 projetos de pesquisa, sob a orientação de seis professores com vasta experiência na orientação de projetos de pós-graduação strictu sensu: Cesar Brito (SPPA/PUC-RS), Julia Durand (Mackenzie), Leopoldo Fulgêncio (USP), Marina Ribeiro (USP), Norma Lottenberg Semer (SBPSP/Unifesp) e Rogério Lerner (SBPSP/USP). 

Os 19 autores dos projetos de pesquisa vieram de diversos estados, universidades e instituições do Brasil, e suas apresentações e participações no treinamento foram de nítida qualidade, abrangendo os mais variados estágios de um projeto, desde a fase inicial de elaboração dos objetivos do estudo até projetos já submetidos a comitês de ética em pesquisa, em fase de coleta de dados ou de análise de resultados. A diversidade de temas e caminhos metodológicos favoreceu conversas entusiasmadas, em ritmo bem produtivo, com a transmissão consistente e generosa dos orientadores, de suas concepções teóricas e clínicas articuladas com o raciocínio investigativo voltado à produção de conhecimentos em variados settings ou contextos, como hospitais-escola, creches, instituições de ensino, serviços públicos de saúde, ONG, working party, atendimento online, entre outros, envolvendo questões epistemológicas, conceituais, clínicas, educacionais, políticas e socioculturais. 

Como representante do Conselho Científico da Febrapsi, tive a grata oportunidade de mergulhar nas atividades e conhecer de perto a dinâmica viva e afetuosa que se instalou, organizada em dois momentos que se alternaram nos três dias: a plenária, com todos os participantes, e três grupos menores, cada um com uma dupla de orientadores. 

Agradecemos a todos os participantes e colaboradores por esta experiência inédita na Febrapsi, pelo avanço científico na imprescindível interlocução da psicanálise com a universidade e a interdisciplinaridade, desejando fortemente que tenha sido a primeira de muitas edições a serem viabilizadas periodicamente. 

Palavras-chave: pesquisa psicanalítica, treinamento em pesquisa, metodologia, interdisciplinaridade

Imagem: foto dos participantes do Evento 

Categoria: Instituição Psicanalítica

Nota da Curadoria: O Observatório Psicanalítico é um espaço institucional da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), dedicado à escuta da pluralidade e à livre expressão do pensamento de psicanalistas. Ao submeter textos, os autores declaram a originalidade de sua produção, o respeito à legislação vigente e o compromisso com a ética e a civilidade no debate público e científico. Assim, os ensaios são de responsabilidade exclusiva de seus autores, o que não implica endosso ou concordância por parte do OP e da FEBRAPSI.

Os ensaios são postados no Facebook. Clique no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página:

https://www.facebook.com/share/p/16kcyNsJwa/?mibextid=wwXIfr

No Instagram: @observatorio_psicanalitico

Se você é membro da FEBRAPSI/FEPAL/IPA e se interessa pela articulação da psicanálise com a cultura, inscreva-se no grupo de e-mails do OP para receber nossas publicações. Envie uma mensagem para: [email protected]

Tags: interdisciplinaridade | metodologia | pesquisa psicanalítica | treinamento em pesquisa
Share This