
Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do mundo
Projeto Ninho do Bebê – Atendimento à população vulnerável de gestantes e pais com seus bebês de 0 a 3 anos. Um afeto que exige emergência – Prêmio IPA – Saúde
Claudia Janete Boutros de Carvalho e Luiz Tadeu Pessutto (GEP São José do Rio Preto)
Mobilizados por uma demanda de tratamento de pais e bebês em situação de risco e vulnerabilidade, nasceu, em 2017, a proposta de desenvolver o Projeto Ninho do Bebê, composto inicialmente por uma pediatra, uma osteopata, uma doula, uma psicóloga, um estudante de Psicologia e, mais tarde, um psicanalista da SBPSP, supervisor dos casos clínicos que atendíamos.
O interesse comum desse grupo foi atender bebês menores de 3 anos, transdisciplinarmente, porém atravessados pela perspectiva psicanalítica do vínculo, da parentalidade e da constituição do sujeito.
O início do trabalho ocorreu no IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) de São José do Rio Preto e também na clínica Boutros & Carvalho. Em 2019, obtivemos reconhecimento como Associação Ninho do Bebê, com certificação de utilidade pública pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto.
Somos um projeto social sem fins lucrativos, com 90% dos profissionais trabalhando voluntariamente, e os pacientes são atendidos gratuitamente. Atualmente, nossa equipe ampliou-se para mais especialidades, incluindo fonoaudióloga, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, osteopatas, odontopediatra, enfermeiras, técnica de enfermagem especialista em aleitamento materno, assistente social, psicopedagogas e até mesmo um engenheiro especialista em neurociência.
Atuamos baseados no tripé prevenção, tratamento e promoção de conhecimento em clínica de bebês.
Na prevenção, privilegiamos rodas de conversa e atendimentos em grupos de escuta e informação que abarcam toda uma rede de cuidados à infância: desde gestantes, grupos de mães, pais e seus filhos (de 0 a 6 anos), professores e funcionários de creches, “mães sociais” do Projeto Teia (casa de abrigamento de menores), profissionais do CRAS, da UTI Neonatal da Santa Casa, dentre outros atendimentos, à medida que convênios vêm sendo estabelecidos com serviços e equipamentos públicos.
Com a supervisão do professor Dr. László Ávila, essas múltiplas intervenções visam ao acolhimento de mães, pais e bebês, escapando a patologizações, porém com atuação precoce que mitigue efeitos vulnerabilizantes.
Em nosso eixo de tratamento, oferecemos atendimento às famílias de bebês em risco de sofrimento psíquico e/ou físico — situações em que qualquer intercorrência nos momentos iniciais da vida estabeleceu um descompasso entre o bebê e seus cuidadores primordiais, como, por exemplo, no caso de prematuros, cardiopatas e outras patologias crônicas. Trabalhando em rede, após triagem, além da oferta, caso a caso, de psicoterapia breve ou terapia individual, também realizamos encaminhamentos para diversos outros serviços de assistência.
Finalmente, no eixo de promoção de conhecimento, mantemos uma formação continuada da equipe de trabalho do Ninho do Bebê, estendida a outros profissionais que atuam na área da primeiríssima infância.
Também realizamos grupos de estudo com profissionais do Judiciário sobre bebês e adoção, além de cursos mensais. Já contamos com o Congresso Transdisciplinar de Clínica com Bebês de 0 a 3 anos, que, em 2014, realizou sua terceira edição.
O Projeto Ninho do Bebê tem como missão, por meio de seu modelo de atendimento, sensibilizar outros serviços em nossa cidade e região, a fim de que mais grupos cuidem da primeiríssima infância com o olhar voltado ao apoio, à sustentação do vínculo e ao afeto genuíno da relação mãe/pai/cuidador e bebê — sujeito de vulnerabilidade pelo próprio tempo de vida.
Esse trabalho coletivo promove mudanças socioculturais e educacionais, o que pode ser considerado a verdadeira prevenção em saúde física, mental e social.
Em 2022, o Ninho instalou-se em um prédio maior, mais adequado às suas crescentes demandas, necessitando de verbas que arrecadamos com diversos eventos para manter a estrutura oferecida aos bebês e suas famílias.
Para mais informações, convidamos todos a entrarem em contato: WhatsApp: (17) 99756-5466.
Palavras-chave: primeira infância, IPA na comunidade, prêmio IPA
Imagem: Instituto Ninho do Bebê
Categoria: Instituição Psicanalítica
Nota da Curadoria: O Observatório Psicanalítico é um espaço institucional da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), dedicado à escuta da pluralidade e à livre expressão do pensamento de psicanalistas. Ao submeter textos, os autores declaram a originalidade de sua produção, o respeito à legislação vigente e o compromisso com a ética e a civilidade no debate público e científico. Assim, os ensaios são de responsabilidade exclusiva de seus autores, o que não implica endosso ou concordância por parte do OP e da FEBRAPSI.
Os ensaios são postados no Facebook. Clique no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página:
https://www.facebook.com/
No Instagram: @observatorio_psicanalitico
Se você é membro da FEBRAPSI/FEPAL/IPA e se interessa pela articulação da psicanálise com a cultura, inscreva-se no grupo de e-mails do OP para receber nossas publicações. Envie uma mensagem para: [email protected]
