Observatório Psicanalítico OP 607/2025

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do mundo

CALIBAN, Prêmio IPA na Comunidade – Cultura 2024/2025 

Maria Luisa Silva Checa (SPP) 

Silvana Rea (SBPSP)

No 29° Congresso da Fepal sediado em São Paulo, em outubro de 2012, Leopold Nosek (SBPSP) lançou o projeto de Calibán, revista latino-americana de psicanálise, com o propósito de dar voz a um pensamento próprio que não necessariamente era valorizado no movimento psicanalítico internacional. O nome escolhido para a revista, Calibán, personagem abjeto de “A Tempestade”, de Shakespeare, condensava essa ideia: o mundo inexplorado e mal-educado para as regras do bom ocidental, tornou-se um símbolo do movimento antropofágico da psicanálise latino-americana.

A revista teve como primeiro editor Mariano Horenstein (APC), seguido por Raya Angel Zonana (SBPSP) e depois Carolina Maggi (APU), acompanhados por um corpo editorial que agrega uma grande equipe de psicanalistas e candidatos de diversas instituições e culturas psicanalíticas da América Latina. 

Em seus mais de 12 anos de existência, Calibán mantem-se fiel à sua proposta: estimular a escrita, publicar e divulgar o pensamento psicanalítico latino-americano em interlocução com outros campos do conhecimento, especialmente com a arte. Mais de 700 autores psicanalíticos contribuíram com seus escritos e mais de 25 artistas proeminentes colaboraram generosamente com seus trabalhos em nossas edições.

De lá para cá, ampliamos nosso território geográfico no projeto “Calibán Itinerante” que levou a revista em atividades em diversas instituições psicanalíticas, universidades e museus, em todas as três regiões da América Latina. E ampliamos também o território linguístico, publicando agora em inglês, no projeto “Calibán em três línguas”.

Em julho de 2025, no 54° Congresso da IPA em Lisboa, esse trabalho em equipe foi reconhecido. Recebemos o primeiro lugar do Prêmio na categoria Cultura da IPA em Comunidade e no Mundo com o Projeto: Calibán, uma psicanálise atenta à cultura. Ficamos muito felizes! E como retribuição ao apoio, Calibán decidiu destinar os recursos que recenemos à criação do Prêmio Novas Vozes, que busca promover a escrita e a participação de analistas em formação das sociedades componentes da FEPAL e dos grupos de estudo que compõem o ILAP. Em breve enviaremos mais detalhes do Prêmio Novas Vozes.

Palavras-chave: América Latina- Arte- Caliban, Psicanálise

Imagem: premiação durante o Congresso IPA em Lisboa, julho/25

Categoria: Instituições psicanalíticas

Nota da Curadoria: O Observatório Psicanalítico é um espaço institucional da Federação Brasileira de Psicanálise, dedicado à escuta da pluralidade e à livre expressão do pensamento de psicanalistas. Ao submeter textos, os autores declaram a originalidade de sua produção, o respeito à legislação vigente e o compromisso com a ética e a civilidade no debate público e científico. Assim, os ensaios são de responsabilidade exclusiva de seus autores, o que não implica endosso ou concordância por parte do OP e da Febrapsi.

Os ensaios são postados no Facebook. Clique no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página:

https://www.facebook.com/share/p/1B6b35tw8Q/?mibextid=wwXIfr

Instagram:@observatorio_psicanalitico

Se você é membro da FEBRAPSI / FEPAL / IPA e se interessa pela articulação da psicanálise com a cultura, inscreva-se no grupo de e-mails do OP para receber nossas publicações. Envie uma mensagem para: [email protected]

Tags: América Latina- Arte- Caliban | Psicanálise
Share This