Observatório Psicanalítico OP 473/2024

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo

Notas sobre o Frevo, ritmo dominante do carnaval pernambucano

Carolina Henriques – SPRPE 

FREVOOOOOOOOOOOOOO! Esse é um grito de guerra que é pernambucano! Frevando, frevendo, frevança, nome que quer dizer FERVER.

Neste ensaio, a equipe de Curadoria do OP nos convocou a botar o bloco na rua e levar todos/todas a seguir o trajeto, para que o frevo com os seus acordes multifacetados, possa levar a multidão, sem cansaço. Rua que me leva a descer e rua que me leva a subir, sem dispensar nem as estreitas vielas, nem as amplas avenidas do Recife e seus bairros, ao som dos clarins e bombos.

Num ritmo frenético os passistas coloridos de retalhos, passeiam com seus minúsculos shorts ou sainhas, agitando as sombrinhas coloridas que ajudam na evolução para dar o compasso do frevo: assistimos assim fervilhar verdadeiras travessias em busca da alegria. As sapatilhas necessárias para dar o ritmo, favorecem a estética da rapidez: os passistas entrecruzam seus pés, num movimento desmedido de evoluções, parecem seres elásticos e eu muitas vezes, faço uma pergunta nostálgica: Como um dia já pude tentar fazer esse passo, esse drible de corpo … serão animais invertebrados?

Assistimos, perplexos, a esse espetáculo dos frevantes, às vezes muito jovens, verdadeiros bonecos de mola, entregues ao sabor à vida, da euforia da cultura em que estão inseridos, lembrando os sambistas no Rio de Janeiro. Essa “fervura”, que conota agitação e rebuliço faz parte dos “balés” dos dançarinos-frevantes.  

Relembro agora o “Frevo de Bloco”,  de Getúlio Cavalcanti, que iniciou, em 1981, uma série de produções, que entraram no rol de clássicos do carnaval pernambucano. Inspirado nas dificuldades dos banhistas do Pina, parte antiga do bairro de Boa Viagem, eminentemente formada por pescadores, ele compôs o “Ultimo Regresso”, que arrebatou o primeiro lugar, no III festival de frevança.

Segue um trecho que considero belo, poético, lírico e saudosista:

“Falam tanto que o meu bloco está

Dando adeus pra nunca mais sair

E depois que ele desfilar, o seu povo vai se despedir

No regresso de não mais voltar

Suas pastoras vão pedir

Não deixem não que o bloco campeão

Guarde no peito a dor de não cantar

Um bloco a mais é o sonho que se faz

Dos pastoris da vida singular

É lindo! É lindo ver o dia amanhecer, com violões e pastorinhas mil  

Dizendo bem, que o Recife tem o melhor carnaval do Brasil.”

O frevo pernambucano é comemorado em duas datas diferentes, tamanha sua importância e relevância para a história e cultura brasileiras. Sou completamente tomada de emoção, ao me ver inserida num desses blocos. Sou paraibana de origem e pernambucana de coração. Há um refrão que diz: “quem é de fato bom pernambucano, esquece o ano e se mete na brincadeira, esquece tudo quando cai no frevo e no melhor da festa chega quarta-feira”. (Luiz Bandeira, Quarta-feira ingrata)

São tantas as belezas poéticas, não apenas sonoras, a que o frevo nos conduz, que à medida em que vou escrevendo, o som, o ritmo, as letras, as poesias vão chegando e tomando a minha mente, levando o meu corpo junto.

O frevo nasceu entre os séculos XIX e XX no estado de Pernambuco. Um tipo de brincadeira portuguesa trazida para o Brasil colonial, que compreendia gracejos e peças entre amigos, os comes e bebes e o uso de limas-de-cheiro, jogadas por grupos ou individualmente. Nesta brincadeira, que acontecia nos dias que antecedem a Quaresma, a distinção entre os espaços privados – o lugar das classes mais abastadas – e os públicos – o lugar do povo – era nítida. A música do frevo tem sua origem na fusão de gêneros diversos, como a polca, a mazurca e o dobrado, e seu encontro com as bandas de música, militares e civis, muito em voga em fins do Século 19. Eram estas bandas que animavam os eventos públicos e as festividades, explorando sua mobilidade e alcance numa época em que não existia a reprodução de música e as apresentações eram todas ao vivo. 

Havia muita rivalidade entre as bandas de música, acirrando-se as disputas em tempos de carnaval. As capoeiras eram assim acionadas para a defesa de uma ou outra banda, e daí seu papel importante no surgimento do passo.

Com a forte presença do movimento e da dança, as músicas geralmente não possuem letras e são aceleradas, resultado da fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, além da influência da capoeira no ritmo. Curiosamente, os passistas utilizavam o frevo como uma arma de defesa, herança da capoeira e da necessidade de controlar os foliões e brigas que surgiam ao longo dos carnavais de rua. A presença de guarda-chuvas e outros objetos também remetem aos capoeiristas ao redor dos blocos para a segurança do evento. Hoje, há cerca de 120 passos catalogados, embora boa parte deles sejam complexos e praticados por passistas profissionais.

O ritmo é parte da memória e da história do estado de Pernambuco, especialmente durante o período de carnaval, com muita originalidade, embora inspirado em diversas outras expressões artísticas e culturais brasileiras.

O frevo é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, desde 2012, devido a à riqueza de uma expressão artística ao mesmo tempo popular e erudita; o ao caráter de resistência de um ritmo, que surgiu das camadas menos favorecidas, que “resistiam” ao poder das elites e hoje resiste aos poderes do mercado, que não o privilegiam; a diversidade cultural condensada no frevo, num processo dinâmico de diálogo entre várias tradições, mantendo-se um símbolo “vivo” da identidade cultural e da história de um povo. Outro aspecto é a força do frevo enquanto símbolo identitário – não de um grupo étnico específico, mas como símbolo de “pernambucanidade”, e, num sentido mais amplo, de “brasilidade”.

No frevo, assim como em nossas clínicas, o desejo pode ter lugar e a esperança de fusão entre povos e classes, ritmos, compassos e descompassos, dança de guarda-chuvinha.

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores)

Imagem: Museu do Frevo e os frevistas

Categoria: Cultura; Política e Sociedade

Palavras chaves: Frevo, Carnaval, Cultura, Alteridade

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/share/p/JJ7XVwcPB16gn87D/?mibextid=WC7FNe

Tags: alteridade | Carnaval | Cultura | Frevo
Share This