Observatório Psicanalítico – OP 398/2023 

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo

*Tributo a Vinicius Jr. 

Ney Marinho (SBPRJ – RIO II)

Sou um antigo psicanalista brasileiro e escrevo a pedido de vários colegas que desejam manifestar sua indignação em virtude das cruéis e frequentes expressões de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Junior. 

Como é do conhecimento de todos, os torcedores de times espanhóis, especialmente do Valencia, nesta última semana não somente gritaram: “… macaco, macaco …”, mas chegaram a pendurar um boneco com o uniforme do Real Madrid e o nome de Vini nas costas…enforcado!

A História nos ensinou que os insultos raciais são o prelúdio do crime. 

Lembremo-nos do nazismo!

Contudo, não pretendo defender Vini, mas homenageá-lo, agradecer sua luta contra o racismo, a discriminação e o preconceito. Vini não precisa de defensores, ele sabe como se defender de seus detratores com seu maravilhoso futebol, seu sorriso e sua determinação em não se intimidar ante a intimidação fascista. 

Gostaria de lembrar que esta luta é também pela honra da Espanha. Em sua terra, muitos democratas – quarenta deles brasileiros (não foram mais pois muitos estavam presos pela ditadura de então), dentre eles: Apolonio de Carvalho e Roberto Morena – combateram o fascismo, sabedores que a Guerra Civil (1936-39) era a última fronteira contra a catástrofe da II Guerra Mundial. Mencionaria especialmente Marie Langer e seu marido, que foram para Espanha logo após a anexação nazista da Austria.

Antes de dar a palavra a Vini, na sua declaração sobre o acontecimento no vídeo que se encontra em anexo, gostaria de saudar a Espanha de Cervantes – que estimulou Freud a estudar sua bela língua para ler no original o Don Quijote – de Picasso e Almodóvar, Buñuel e Lorca, Semprun e Santiago Carrillo, dos Garmas e de Mira y Lopez, Unamuno e Ortega y Gasset, e de todos os poetas, pensadores e trabalhadores que sonharam e lutaram por um mundo muito diferente do fascista. 

Agora eles têm um novo companheiro, com as mesmas esperanças e entusiasmo, cujo nome é Vinícius Junior!

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores)

*Esta é a reprodução de uma mensagem enviada à IPA por sugestão do Comitê contra a Discriminação, o Racismo e o Preconceito e conta com o apoio dos colegas Abel Fainstein, Raya Zonana, Fernanda Marinho, Lucia Palazzo e componentes do Grupo UBUNTU da SBPdePA: Ane Marlise Port Rodrigues, Beatriz Saldini Behs, Caroline Milman, Eliane, Grass Ferreira Nogueira, Ignácio Alves Paim Filho, Janine Maria de Oliveira Severo, Lisiane Milman Cervo, Patrícia Rivoire Menelli Goldfeld e Rosa Santoro Squeff ).

Declaração de Vinicius Júnior sobre os ataques racistas (video). 

Agradecimentos a Dona Rosa Filmes pela legendagem (no inglês) referido vídeo. 

Categoria:  Homenagem; Vidas Negras Importam; Política e Sociedade 

Palavras-chave: Vinícius, Espanha, Racismo, Fascismo, Liberdade.

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://fb.watch/kNXtkcPQB7/?mibextid=qC1gEa

Tags:
Share This