Observatório Psicanalítico – OP 360/2023

Ensaios sobre acontecimentos sociopolíticos, culturais e institucionais do Brasil e do Mundo

Democracia em choque

Ana Valeska (SPFor), Beth Mori (SPBsb) Daniela Boianovisky (SPBsb), Gabriela Seben (SBPdePA) e Renata Zambonelli (SBPSP)

Ontem, dia 08 de janeiro de 2023, enquanto nós da curadoria do OP nos preparávamos para responder as gentis e poéticas mensagens ao nosso editorial, fomos confrontadas com as notícias das invasões realizadas por vândalos golpistas aos prédios das sedes dos três poderes da República em Brasília.

As imagens chocantes da destruição do patrimônio brasileiro, do ataque brutal às maiores representações das Instituições democráticas nos deixaram estarrecidas.

Bandeiras cobrindo corpos inflados pela fúria que avançavam pelas rampas, o brasão da república arrancado da parede e cuspido para fora de seu recinto oficial, a obra de Di Cavalcanti esfaqueada, cadeiras reviradas e amontoadas, documentos rasgados, portas e janelas depredadas, cacos de vidro pelo chão. Em um ato condensado, o bolsonarismo novamente mostra a que veio, e do que é feito: pura destruição. Ainda não temos como avaliar a dimensão do prejuízo material e imaterial desse ataque. Em minutos um patrimônio histórico e cultural foi transformado em ruínas, mas a nossa dignidade e compromisso ético de cidadania não podem ter esse mesmo destino.

Em um Estado Democrático de Direito, a luta pela estabilidade democrática é a nossa responsabilidade comum no exercício de nossa cidadania. Atos de baderna visando o golpismo político não podem ser tolerados.

O que ainda enfrentaremos em termos de pesadelo social, de instabilidades no surgimento de atos criminosos, das atuações vindas das ondas do fanatismo? Os atos de vandalismo são compreendidos e defendidos, por seus atores, como a “verdadeira defesa e expressão da democracia”. Frases de ordem como “Supremo é o povo” negam a necessidade da instância reguladora da lei. A que povo e democracia estão se referindo? Que fatos, narrativas ou (des) informações estariam motivando tamanha violência? Neste cenário de livre satisfação das pulsões destrutivas, o que a psicanálise teria a nos dizer acerca de nossos dilemas e desafios contemporâneos, enfrentados não somente por nosso país, mas também pela comunidade internacional frente a força e o avanço do movimento da extrema-direita?

A gratidão às mensagens que recebemos ao editorial está muito viva e, como forma de resistência, não iremos deixar de celebrar a poesia, tal como nos brindou o querido colega Celso Gutfreind (SBPdePA) e nem as tantas mensagens que reiteram o quando o OP é um espaço potente de trocas intelectuais e afetivas. No entanto, após os acontecimentos de ontem, junto à gratidão reativa-se o vigor de dirigirmos a vocês novamente o convite à escrita de ensaios para o Observatório Psicanalítico; bem como a escuta e a participação no podcast Mirante, que nessa temporada tem dedicado seus episódios ao tema que mais nos impacta no atual momento: a importância da democracia!

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores) 

Categoria: Política e sociedade 

Palavras-chave: Democracia, Fascismo, Psicanálise, Terrorismo, Política 

Imagem: @imagens.história

Colega, click no link abaixo para debater o assunto com os leitores da nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/100079222464939/posts/pfbid0M5b3KyjKNUdKPaURV1PsAsdaY77BcfekxxxwBj6AwpowQjzATSCHcbH32r1QkHYTl/?d=w&mibextid=qC1gEa

Tags: democracia | Fascismo | Política | Psicanálise | terrorismo
Share This