MIRANTE-PODCAST DO OP-EP 44/2026

 

Olá pessoal,

 
Lançamos hoje o episódio “Porque sou eu, porque é ele: histórias de paixão, amor e amizade”, dentro temporada “O sexual na polis”, de nosso podcast Mirante. 
 
Neste programa recebemos os amigos Alex Cerveny, artista plástico, e Oswaldo Ferreira Leite Neto, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) para conversarmos sobre casais e amizade.
 

E o que é uma amizade? Essa pergunta persiste há algum tempo no Mirante. Em episódios anteriores, como aqueles em que conversamos sobre “Casais, felizes para sempre?”, a amizade apareceu com força como condição para que um casal possa se constituir e talvez se sustentar no tempo.

A célebre frase de Michel de Montaigne, “Porque era ele, porque era eu”, resume uma amizade verdadeira com Étienne de La Boétie, com vínculo inexplicável, único e superior a relações familiares ou amorosas. No ensaio “Da amizade”, Montaigne a descreve como uma fusão de almas desinteressadas e baseada na afinidade eletiva, tornando a relação a mais pura e singular de todas.

 
Também lembramos da série Dying for Sex no que nos toca ao narrar a amizade entre duas mulheres quando uma delas decide viver seus últimos dias ao lado da sua melhor amiga. E do último filme do cineasta espanhol, Pedro Almodóvar, que realizou tributo delicado e potente à amizade O quarto ao lado.
 
A psicanálise, no entanto, nem sempre responde facilmente essa pergunta. Alguns momentos, a amizade apareceu como amor inibido, um afeto secundário, quase um resto. Em outros, ela foi pensada como uma experiência fundamental, aquela que sustenta a presença do outro, sem captura, sem fusão e sem utilidade imediata.
 

Neste episódio do Mirante, escolhemos falar da amizade não como uma intimidade privada nem como uma celebração nostálgica, mas como uma experiência ética, um laço que dura no tempo, suporta diferenças, silêncios e transformações e cria espaço onde é possível pensar juntos.

Partimos de uma amizade de mais de 40 anos para perguntar: o que sustenta vínculo ao longo do tempo? O que a amizade ensina sobre a alteridade, confiança e responsabilidade pelo outro? O que laço, assim, nos ensina sobre viver, pensar e criar juntos tempos acelerados, fragmentados e marcados pela fragilidade dos vínculos?

 
Bem, nós da Curadoria do OP gostamos muito de pensar neste programa. E esperamos que vocês ouvintes também tenham o mesmo prazer que tivemos. Contém para nós aqui o que acharam. E, se gostarem, divulguem. 
 
Segue o link do Spotify 
 

https://open.spotify.com/episode/5uywZu0eJCy1yecySNKNrN?si=R5uRjPjgSTmJtNKXtLnnTA

E lembrem-se que estamos nos demais tocadores de áudio: Deezer, Amazon Music, Podcast Apple…etc.

Forte abraço, 
Equipe de Curadoria: Beth Mori, Ana Carolina Alcici, Ana Valeska Maia, Cris Takata, Gabriela Seben, Giuliana Chiapin e Lina Schlachter Castro
Categoria: Mirante
Tags:
Share This