
Olá pessoal,
E o que é uma amizade? Essa pergunta persiste há algum tempo no Mirante. Em episódios anteriores, como aqueles em que conversamos sobre “Casais, felizes para sempre?”, a amizade apareceu com força como condição para que um casal possa se constituir e talvez se sustentar no tempo.
A célebre frase de Michel de Montaigne, “Porque era ele, porque era eu”, resume uma amizade verdadeira com Étienne de La Boétie, com vínculo inexplicável, único e superior a relações familiares ou amorosas. No ensaio “Da amizade”, Montaigne a descreve como uma fusão de almas desinteressadas e baseada na afinidade eletiva, tornando a relação a mais pura e singular de todas.
Neste episódio do Mirante, escolhemos falar da amizade não como uma intimidade privada nem como uma celebração nostálgica, mas como uma experiência ética, um laço que dura no tempo, suporta diferenças, silêncios e transformações e cria espaço onde é possível pensar juntos.
Partimos de uma amizade de mais de 40 anos para perguntar: o que sustenta vínculo ao longo do tempo? O que a amizade ensina sobre a alteridade, confiança e responsabilidade pelo outro? O que laço, assim, nos ensina sobre viver, pensar e criar juntos tempos acelerados, fragmentados e marcados pela fragilidade dos vínculos?
https://open.spotify.com/
E lembrem-se que estamos nos demais tocadores de áudio: Deezer, Amazon Music, Podcast Apple…etc.
