Bom dia,
A tentativa de golpe de Estado no Brasil, ocorrida no dia 8 de janeiro, reacendeu o alerta sobre a fragilidade da nossa democracia. As redes sociais foram fundamentais na formação desses atos golpistas e mostraram seu imenso poder de mobilização.
Elas fomentam as crenças conspiratórias, o negacionismo, o fanatismo e as fake-news. Uma realidade moldada pelo que hoje entendemos como pós-verdades – ideias inspiradas pelo desejo e pelas emoções de quem as cria, mas que não se traduzem em fatos reais. E são essas pós-verdades que passam a dominar o cenário político e as relações sociais.
A democracia na era digital enfrenta, portanto, severos obstáculos. Estamos preparados para enfrentá-los?
Não somente o Brasil, mas vários países da América Latina têm sido atravessados por recentes convulsões sociais, como o Peru e o Equador.
Recentemente, nossos colegas psicanalistas de países latinos passaram a integrar o espaço de reflexão do Observatório Psicanalítico, compartilhando suas angústias a respeito das ameaças que os valores civilizatórios e democráticos vêm sofrendo.
Isso é um sinal de que a psicanálise está cada vez mais sensibilizada por essa crise que nos aflige, nos convocando a pensar juntos as dores comuns, muito além das fronteiras políticas dos países.
Para conversar sobre esse tema, convidamos a antropóloga Paula Sibilia (UFF) e o psicanalista Bernardo Tanis (SBPSP).
Lembramos que o nosso Mirante está em todas as plataformas de Podcast. Segue o link de uma delas, a do Spotify:
https://open.spotify.com/
Beth Mori e equipe de Curadoria: Ana Valeska, Daniela Boianovsky, Gabriela Seben e Renata Zambonelli