Mirante-o podcast do OP-episódio 16/2022

Mirante

Já está nas plataformas dos podcast nosso programa sobre Direito das Mulheres e psicanálise. Mais um episódio da Série “Democracia e Psicanálise”.

Os séculos de predomínio do patriarcado afastaram as mulheres do gozo de direitos civis, sociais e políticos. 

A Revolução Francesa foi um marco representativo dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, mas falhou em incluir as mulheres na “Carta dos Direitos do Homem”. 

No início do século XX, Freud passa a escutar e a dar voz ao desejo das mulheres. Seus escritos sobre feminilidade, no entanto, retratam caminhos de satisfação pulsional marcadamente restritos e limitadores.

Com o avanço da modernidade, as possibilidades de realização pessoal das mulheres se ampliam para além do casamento e da maternidade.

E hoje, qual é a nossa realidade? Quais os principais desafios contemporâneos referentes aos direitos e ao sofrimento das mulheres? Que lutas ainda são necessárias para efetivar a igualdade?

Para conversar conosco sobre o tema, convidamos a doutora Verônica Ferreira e a psicanalista Juliana Lang.

Veronica Ferreira é militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Juliana é psicanalista e membra da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre e autora dos livros “A analista grávida” e “Tempos Maternos”.

Acesse nosso Podcast no Spotify no link a seguir:

Esperamos que gostem.

Equipe de Curadoria 

Beth Mori, Ana Valeska Maia, Daniela Boianovsky, Rafaela Degani e Renata Zambonelli

Categoria: Mirante
Tags: Direito das Mulheres e Psicanálise
Share This