Já está nas plataformas dos podcast nosso programa sobre Direito das Mulheres e psicanálise. Mais um episódio da Série “Democracia e Psicanálise”.
Os séculos de predomínio do patriarcado afastaram as mulheres do gozo de direitos civis, sociais e políticos.
A Revolução Francesa foi um marco representativo dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, mas falhou em incluir as mulheres na “Carta dos Direitos do Homem”.
No início do século XX, Freud passa a escutar e a dar voz ao desejo das mulheres. Seus escritos sobre feminilidade, no entanto, retratam caminhos de satisfação pulsional marcadamente restritos e limitadores.
Com o avanço da modernidade, as possibilidades de realização pessoal das mulheres se ampliam para além do casamento e da maternidade.
E hoje, qual é a nossa realidade? Quais os principais desafios contemporâneos referentes aos direitos e ao sofrimento das mulheres? Que lutas ainda são necessárias para efetivar a igualdade?
Para conversar conosco sobre o tema, convidamos a doutora Verônica Ferreira e a psicanalista Juliana Lang.
Veronica Ferreira é militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Juliana é psicanalista e membra da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre e autora dos livros “A analista grávida” e “Tempos Maternos”.
Acesse nosso Podcast no Spotify no link a seguir:
Esperamos que gostem.
Equipe de Curadoria
Beth Mori, Ana Valeska Maia, Daniela Boianovsky, Rafaela Degani e Renata Zambonelli