Olá colegas, bom dia
Lançamos ontem a 4ª temporada de nosso podcast Mirante: “O sexual na Polis”.
Para o 1o episódio “Dualismos e desconstruções: a psicanálise contemporânea frente ao sexual”, convidamos nossa querida colega Ana Paula Terra Machado, da SBPdePA. Para o
este colóquio, decidimos trazer de volta ao nosso podcast o filósofo Moysés Pinto Neto, estudioso do pensamento do filósofo contemporâneo Jacques Derrida que realizou intenso diálogo com a obra de Freud.
Freud, na escuta de suas pacientes em 1893, concebe o trauma sexual infantil como causador do sofrimento mental. Mas em 1897, numa carta à William Fliess, diz “não acreditar mais na sua neurótica”, e passa a defender a ideia de uma realidade psíquica permeada pelo mundo pulsional e pelas fantasias, podendo estas também ter efeitos traumáticos.
Em 1905 Freud causará espanto na sociedade vienense, quando não somente aponta para a existência de uma sexualidade infantil, mas a define como perversa polimorfa: toda criança seria capaz, então, de experimentar prazer de múltiplas formas, em múltiplas zonas do corpo e com múltiplos objetos.
Mas o que é o sexual em Freud? O que é a pulsão sexual? De vida? De morte? Sexual de morte? Como os dualismos de nossas teorias têm sido tensionados pelas forças que irrompem na cultura? Será necessário desconstruir algo do paradigma dualista para recepcionar a sexualidade na contemporaneidade?
Seria o caso da Psicanálise seguir dialogando com Derrida e promover a desconstrução de paradigmas sobre a sexualidade para melhor compreendermos as demandas da clínica atual? Ou até mesmo desconstruir parte do que entendemos ser o pensamento freudiano?
Essas são questões que dão início a essa temporada. Ouçam nosso programa e comentem, também por aqui, o que acharam.
Como sabem o Mirante está presente em muitas plataformas de Podcasts. Enviamos o link do Spotify:
https://open.spotify.com/
Abraços nossos,
Equipe de Curadoria composta por: Beth Mori (SPbsb), Ana Valeska Maia (SPFor), Daniela Boianovsky (SPbsb), Gabriela Seben (SBPdePA) e Renata Zambonelli (SBPSP)