
Publicamos mais um episódio do nosso podcast Mirante. Esse programa faz parte da temporada “O sexual na polis”, onde pensamos como o desejo, o amor e a diferença atravessam a vida coletiva.
Nesse episódio daremos continuidade ao episódio “Casais: Felizes para sempre?”, retomando a conversa realizada no episódio anterior quando conversamos com as psicanalistas Tânia Rivera e Helena Cunha Di Ciero (SBPSP), quando abrimos questões sobre desigualdade, intimidade e violência nas relações afetivas.
Naquela ocasião, algo ficou nos convocando: e os homens? Como eles pensam o casal? Como se percebem no cenário atual? O que conseguem — ou não conseguem — dizer sobre amor, fragilidade, poder e cuidado?
Perguntas que ficaram ainda mais urgentes diante do aumento dos feminicídios no Brasil e de uma cultura digital marcada por misoginia, Red Pill e medo. A recém-lançada série “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”, da HBO Max, reacendeu esse debate ao mostrar como a liberdade das mulheres ainda é narrada como ameaça.
No dia 7 de dezembro, presenciamos uma grande mobilização nacional, quando mulheres foram às ruas para dar um basta à violência — quase sempre após o fim de uma relação amorosa. Isso não fala de casos isolados, mas de uma cultura que autoriza homens a reagirem com violência quando perdem controle ou não suportam a autonomia feminina.
O que do masculino se repete, o que precisa ser desmontado e o que pode, finalmente, se transformar?
Recebemos para este episódio “Casal: Felizes para sempre? Parte II”, dois homens e psicanalistas Vinicius Lima, autor de “Homens em análise: Travessias da Virilidade”, e Leonardo Siqueira, da SBPMG.
Estamos presentes nos principais tocadores de áudio. Consulte sua plataforma preferida: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Music, Deezer…
A seguir, seguem alguns links dessas plataformas:
Spotify
Amazon Music
Para nós, equipe da Curadoria, foi um prazer realizar esse programa. Esperamos que vcs também apreciem essa conversa. Comentem conosco o que acharam.
Abraços fraternos
Beth Mori (SPBsb), Ana Carolina Alcici (SPRJ), Ana Valeska Maia (SPFor), Cris Takata (SBPSP), Gabriela Seben (SBPdePA), Giuliana Chiapin (SBPdePA) e Lina Schlachter Castro (SPFor)
