T

Clique na imagem para ampliar

Rede solidária no enfrentamento do coronavírus

23 / março / 2020

Esperamos que todos vocês estejam bem e protegendo-se de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Atravessamos um momento que nos posiciona diante da calamidade e de intenso sofrimento humano. A pandemia de Covid-19 envolve a todos nós com angústias, incertezas e temores.

Entendemos que faz parte de nosso compromisso ético com o outro oferecer a psicanálise como importante instrumento de escuta, disponibilizando-nos para dar suporte emocional às pessoas na travessia deste período crítico.

Dirigimo-nos a vocês, Presidentes e Membros das Sociedades e Grupos, no intuito de incentivá-los a promover ações solidárias para amparar aqueles que estejam em sofrimento agudo.

Nos alegra saber que muitas federadas já iniciaram este movimento de suporte psicanalítico e gostaríamos de trocar estas experiências, ajudando-nos mutuamente a  construir uma rede solidária.

Também estamos preocupados quanto às graves consequências sociais imediatas a uma grande parcela da população já economicamente vulnerável: desempregados, trabalhadores informais e moradores de rua.

A FEBRAPSI sugere às federadas e membros que se informem, e divulguem entre si, sobre instituições idôneas em seus estados que organizam o recebimento e distribuição de doações de alimentos, medicamentos básicos e material de higiene.  Assim, participaremos de forma organizada em uma rede ampla de solidariedade.

A Diretoria está à disposição das federadas com seus recursos de divulgação e de buscas de soluções para operacionalizar esta rede, no sentido de cooperar com as iniciativas de cada uma.

Nosso abraço,

DIRETORIA FEBRAPSI

Share This